Infecções por covid-19 nos EUA devem voltar a subir, diz Fauci

Principal conselheiro da Casa Branca espera que casos aumentem, mas sem a necessidade de novas restrições

“O resultado final é que provavelmente veremos um aumento nos casos, como vimos nos países europeus, particularmente no Reino Unido”, disse Anthony Fauci, consultor médico-chefe do presidente Joe Biden
Por Ian Fisher
20 de Março, 2022 | 09:34 PM

Bloomberg — Um provável aumento nos casos de covid-19 nos EUA não deve representar um aumento em grande escala ou levar a uma renovação de restrições generalizadas, disse um dos principais conselheiros do presidente Joe Biden.

“O resultado final é que provavelmente veremos um aumento nos casos, como vimos nos países europeus, particularmente no Reino Unido”, disse Anthony Fauci, consultor médico-chefe de Biden, no programa “This Week” da ABC no domingo.

A subvariante BA.2 da ômicron está elevando os casos na Europa e na Ásia, principalmente em Hong Kong, e agora responde por cerca de 30% das infecções nos EUA, onde os requisitos de máscaras internas e vacinas foram amplamente revertidos.

Embora os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA tenham argumentado que os EUA precisam estar preparados para retomar medidas como exigir máscaras em espaços públicos fechados, Fauci disse: “Neste momento, não vejo isso”.

PUBLICIDADE

Os casos, hospitalizações e mortes nos EUA continuam a diminuir. A BA.2 é cerca de 50% mais transmissível do que a cepa original da ômicron, mas não causa doenças mais graves ou evita a imunidade de vacinas ou uma infecção anterior, disse Fauci.

Fauci e o cirurgião geral dos EUA Vivek Murthy pediram ao Congresso que aprovasse um pacote paralisado de novo alívio contra a covid-19. A Casa Branca buscou US$ 22,5 bilhões em financiamento, alertando que em breve terá que encerrar programas e não poderá comprar mais tratamentos terapêuticos.

“Por mais que tenhamos feito nos últimos dois anos para obter as ferramentas certas, temos que continuar a financiá-las e apoiá-las para que estejam disponíveis para as pessoas em todo o país”, disse Murthy no “Fox News Sunday .” “É por isso que o Congresso se move para fornecer esse financiamento é tão crítico.”

PUBLICIDADE

O líder da minoria no Senado, Mitch McConnell, argumentou que muito dinheiro alocado para programas de covid-19 ainda precisa ser gasto.

“Eles deveriam reprogramar parte dessa quantia enorme que foi gasta no ano passado e que ainda não está disponível”, disse o republicano de Kentucky no programa “Face the Nation” da CBS no domingo.

Fauci, de 81 anos, conteve as especulações de que pode estar pronto para se aposentar. Na semana passada, ele disse à ABC: “Não posso ficar neste emprego para sempre”.

“Quero ter certeza de que estamos realmente fora disso antes de considerar seriamente fazer algo diferente”, disse ele no domingo. “Ainda estamos nisso. Temos um caminho a percorrer. Acho que estamos claramente indo na direção certa. Espero que continuemos assim.”

Leia também

Empresas de energia que mineram Bitcoin conseguem margens de até 90%