Mercados abrem instáveis na Ásia enquanto traders pesam guerra e Fed

Futuros de ações do Japão e de Hong Kong caíam antes dos últimos desenvolvimentos do conflito, enquanto os da Austrália sinalizam um início tímido

Por

Bloomberg — As ações enfrentam mais volatilidade na segunda-feira, à medida que a guerra na Ucrânia se intensifica e os mercados se preparam para que o Federal Reserve comece a aumentar as taxas de juros nesta semana para combater a inflação elevada.

Os investidores analisam os esforços diplomáticos, bem como os comentários de uma autoridade dos EUA de que a Rússia pediu à China equipamentos militares para apoiar sua invasão da Ucrânia. Os futuros de ações do Japão e de Hong Kong caíam antes dos últimos desenvolvimentos do conflito, enquanto os da Austrália sinalizam um início tímido.

O dólar operava misto em relação aos principais pares no início das negociações na Ásia. O rublo russo indicava ligeiramente mais força em relação ao dólar.

Veja mais: Semana será decisiva para traders com malabarismo entre risco da Rússia e Fed

Espera-se que o Fed inicie na quarta-feira um ciclo de aumentos de taxas com um movimento de 25 pontos-base, buscando domar as pressões de preços que estão sendo alimentadas pelo aumento dos custos das commodities em meio a interrupções na oferta devido à guerra.

O achatamento da curva de juros do Tesouro dos EUA e uma queda de 12% nas ações globais este ano sinalizam preocupações de que a recuperação econômica mundial da pandemia perderá ímpeto, dados os riscos do conflito e o aumento das commodities.

Estamos experimentando uma volatilidade extraordinária nas ações globais, agravada pela oscilação do sentimento do mercado e o risco de recessão se intensifica com a espiral dos preços das commodities”, escreveu Louise Dudley, gerente de portfólio de ações globais da Federated Hermes, em nota. “Esperamos oscilações contínuas no curto prazo, à medida que a incerteza geopolítica sobre o petróleo russo persiste.”

Altos funcionários dos EUA e da China devem se reunir na segunda-feira para discutir a Ucrânia. Mísseis russos atingiram uma instalação de treinamento militar no oeste da Ucrânia, perto da Polônia, levantando novas preocupações sobre o conflito que pode transbordar as fronteiras da Ucrânia.

Enquanto isso, China e Hong Kong também estão enfrentando o aumento dos casos de covid. As autoridades colocaram a cidade de Shenzhen, no sul, em um lockdown. O surto e os dados decepcionantes de empréstimos bancários aumentaram as expectativas de mais flexibilização das políticas para apoiar a economia da China.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Bancos Centrais do mundo definem política para economias abaladas pela guerra