China suspende importação da JBS e Frialto após identificar traços de covid

Fábricas localizadas em Mozarlândia (GO) e Matupá (MT) estarão suspensas a partir de sábado devido a traços de covid-19 encontrados na embalagem dos produtos

Por

Bloomberg Línea — A unidade da JBS (JBSS3) de Mozarlândia, instalada no noroeste de Goiás, e a planta do Frialto de Matupá, localizada no norte de Mato Grosso, estão proibidas de exportar carne bovina para a China a partir deste sábado (12). A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) informou que os embarques a partir das unidades estão suspensos por uma semana devido à identificação de traços de covid-19 na embalagem secundária de produtos das empresas.

A determinação faz parte da estratégia de Pequim para controlar qualquer tipo de traço do vírus, que tem mantido elevado o rigor sanitário para produtos importados.

Em 2020, o governo chinês determinou a suspensão da importação de uma unidade de carne suína da Aurora, BRF (BRFS3) e outra da JBS. Surtos de covid em funcionários das empresas também já foram argumentos para suspender a habilitação de frigoríficos brasileiros

A China é o maior importador da carne bovina e suína do Brasil e o segundo maior destino das exportações de frango. A expectativa é que a suspensão seja temporária e dure pelo menos uma semana.

Leia também

China e guerra mexem com a vida da indústria de suínos do Brasil

Frigoríficos acham espaço para repassar custos na exportação