China suspende importação da JBS e Frialto após identificar traços de covid

Fábricas localizadas em Mozarlândia (GO) e Matupá (MT) estarão suspensas a partir de sábado devido a traços de covid-19 encontrados na embalagem dos produtos

China suspende importação de duas unidades de carne bovina do Brasil
11 de Março, 2022 | 07:35 PM

Bloomberg Línea — A unidade da JBS (JBSS3) de Mozarlândia, instalada no noroeste de Goiás, e a planta do Frialto de Matupá, localizada no norte de Mato Grosso, estão proibidas de exportar carne bovina para a China a partir deste sábado (12). A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) informou que os embarques a partir das unidades estão suspensos por uma semana devido à identificação de traços de covid-19 na embalagem secundária de produtos das empresas.

A determinação faz parte da estratégia de Pequim para controlar qualquer tipo de traço do vírus, que tem mantido elevado o rigor sanitário para produtos importados.

Em 2020, o governo chinês determinou a suspensão da importação de uma unidade de carne suína da Aurora, BRF (BRFS3) e outra da JBS. Surtos de covid em funcionários das empresas também já foram argumentos para suspender a habilitação de frigoríficos brasileiros

A China é o maior importador da carne bovina e suína do Brasil e o segundo maior destino das exportações de frango. A expectativa é que a suspensão seja temporária e dure pelo menos uma semana.

PUBLICIDADE

Leia também

China e guerra mexem com a vida da indústria de suínos do Brasil

Frigoríficos acham espaço para repassar custos na exportação

Alexandre Inacio

Jornalista brasileiro, com mais de 20 anos de carreira, editor da Bloomberg Línea. Com passagens pela Gazeta Mercantil, Broadcast (Agência Estado) e Valor Econômico, também atuou como chefe de comunicação de multinacionais, órgãos públicos e como consultor de inteligência de mercado de commodities.