Bloomberg — As oscilações nos mercados de commodities impulsionadas por sanções contra a Rússia irão gerar mais estresse nos mercados de financiamento, de acordo com o estrategista do Credit Suisse Zoltan Pozsar.
A demanda por dinheiro vem de operadores de commodities que precisam tomar mais empréstimos de bancos ou enfrentam chamadas de margem, disse ele em nota, à medida que os preços de praticamente tudo, de níquel a trigo, disparam. Pozsar acredita que a medida de spread chamada FRA-OIS de junho, um indicador de estresse de financiamento que triplicou desde o início da guerra, pode aumentar ainda mais para, pelo menos 50 pontos base.
“O mercado de commodities está muito mais financeirizado e alavancado hoje do que durante a crise de abastecimento da Opep de 1973, e a atual crise de abastecimento da Rússia é muito maior, muito mais ampla e muito mais correlacionada. É mais assustador”, disse ele.
“Quanto mais altos os preços das commodities não russas ficarem e quanto mais os preços das commodities russas caírem, mais amplo o FRA-OIS ficará.”
Os mercados monetários mostraram alguns sinais de ansiedade desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, enquanto operadores avaliam as repercussões incertas das sanções nos mercados financeiros. Estrategistas dizem que a ampliação dos spreads de crédito de curto prazo se deve ao bancos segurando financiamento como precaução, caso se torne mais difícil obter dinheiro.
Enquanto isso, Pozsar alertou repetidamente sobre as possíveis ramificações, dizendo no mês passado que a decisão de excluir vários credores russos do sistema de mensagens SWIFT pode resultar em pagamentos perdidos e saques a descoberto gigantes, estimulando autoridades monetárias a reativarem operações diárias para abastecer o mercado com dólares.
Ele reforçou o previsão por um dólar mais fraco quando a poeira baixar, às custas de um yuan mais forte e um Bitcoin potente. O índice dólar subiu 2% este mês.
“Esta crise não é como nada que vimos desde que o presidente Nixon tirou o dólar americano do ouro em 1971 – o fim da era do dinheiro baseado em commodities”, escreveu ele.
“Estamos testemunhando o nascimento de Bretton Woods III – uma nova ordem mundial (monetária) centrada em moedas baseadas em commodities no Oriente que provavelmente enfraquecerá o sistema eurodólar e também contribuirá para as forças inflacionárias no Ocidente.”
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Biden proíbe importação de combustíveis fósseis da Rússia
AO VIVO: EUA e Reino Unido proíbem importação de petróleo russo