Rússia: Rublo afunda para o menor valor em dois anos e ações desabam 18%

Moeda e ações russas tiveram os piores desempenhos globais nesta segunda com aumento da tensão na Ucrânia

Rublo afunda para o menor valor em dois anos
Por Farah Elbahrawy
21 de Fevereiro, 2022 | 06:25 PM

Bloomberg — O rublo caiu para o menor patamar desde março de 2020, depois que o presidente Vladimir Putin reconheceu as repúblicas autodeclaradas separatistas no leste da Ucrânia, aprofundando um impasse com o Ocidente.

O rublo caiu para além de 80 unidades por dólar durante o discurso na televisão de Putin nesta segunda-feira e as ações desabaram até 18% nas negociações da noite. Mais cedo, o índice de ações MOEX Rússia, considerado referência local, fechou com queda de 11%, a maior baixa desde a anexação da Crimeia pela Rússia, em março de 2014.

As ações da Rússia e o rublo tiveram os piores desempenhos globais entre os pares nesta segunda-feira. Não está claro por enquanto o que a decisão de Putin significa para o risco de uma invasão russa na Ucrânia sobre a qual os EUA e a OTAN alertaram há meses. A Rússia negou repetidamente planos de levar adiante uma invasão.

“A incerteza ainda governa”, disse Cristian Maggio, chefe de estratégia de portfólio da TD Securities em Londres, antes do discurso de Putin. “No caso de conflito armado, os ativos russos enfraquecerão substancialmente mais do que agora.”

PUBLICIDADE

No início do dia, a televisão estatal russa mostrou uma reunião especialmente convocada do Conselho de Segurança de Putin para discutir o reconhecimento das regiões poucas horas depois que os militares disseram que mataram cinco “sabotadores” e destruíram dois veículos blindados ucranianos que cruzaram o território russo. Kiev negou a informação.

A turbulência levou o Ministério das Finanças da Rússia a cancelar uma venda de títulos planejada para terça-feira, citando “aumento da volatilidade nos mercados financeiros”, já que os rendimentos das notas de rublo de 10 anos subiram quase 80 pontos-base.

O rublo fechou em queda de 3,1% a 79,78 por dólar, o mais fraco patamar desde novembro de 2020. A moeda russa está próximo da faixa de 80-82 - um forte nível de resistência do dólar, testado quatro vezes nos últimos dois anos.

PUBLICIDADE

O custo do seguro da dívida russa atingiu o nível mais alto desde 2016, segundo os CDSs (credit default swaps). O rendimento dos títulos em dólar da Rússia com vencimento em março de 2029 subiu 52 pontos base, para 5,10%, o maior desde o sell-off provocado pela pandemia em março de 2020.

Mais cedo, ativos de risco reverteram ganhos globalmente depois que o Kremlin questionou uma proposta francesa que parecia oferecer uma nova esperança para evitar um suposto plano russo de atacar a Ucrânia.

--Com assistência de Netty Ismail e Davison Santana.

Veja mais em bloomberg.com