Reino Unido se prepara para chegada de nova tempestade

Apenas dois dias depois da tempestade Eunice ter causado estragos e paralisado linhas de trens, país pode ter novas paralisações com chegada da tempestade Franklin

Por

Bloomberg — O Reino Unido está se preparando para outro período de tempo severo que pode complicar os esforços para se recuperar de uma das tempestades mais fortes a ter atingido o país em anos. A tempestade Franklin deve chegar ao Reino Unido na noite deste domingo (20/02), trazendo ventos fortes, apenas dois dias depois que a tempestade Eunice ter causado estragos em toda a Europa, de acordo com o Met Office.

Embora se espere que a velocidade das rajadas da tempestade Franklin sejam menores do que as de Eunice, “os danos aos edifícios são possíveis e é provável que haja interrupções nas viagens”, disse o serviço nacional de meteorologia da Grã-Bretanha.

O Met Office emitiu um alerta meteorológico amarelo para a velocidade do vento na Irlanda do Norte, onde as rajadas podem ultrapassar 129 quilômetros por hora em áreas costeiras expostas. A tempestade Eunice deixou centenas de milhares de casas sem eletricidade e causou interrupções significativas nas viagens. Mais de 1,3 milhão de casas tiveram o fornecimento de energia restabelecido no fim de semana, disse Kwasi Kwarteng, secretário de Estado de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido, neste domingo.

Cerca de 28 mil propriedades do Reino Unido permanecem sem energia, de acordo com a distribuidora de energia Western Power Distribution Plc. Outros 27.570 clientes em Londres, sul e leste da Inglaterra também foram afetados, de acordo com a U.K. Power Networks.

Leia mais em Bloomberg.com

Leia também