Peru culpa erupção em Tonga por vazamento de petróleo da Petrobras

Vazamento perto da cidade litorânea de Ventanilla foi contido e a limpeza está em andamento, segundo o governo

Por

Bloomberg — Ondas altas decorrentes de uma enorme erupção vulcânica perto de Tonga causaram um derramamento de óleo na costa do Peru, fechando praias e interrompendo a pesca depois que a Marinha do país não emitiu um alerta de tsunami.

O vazamento ocorreu enquanto um petroleiro descarregava petróleo para a refinaria La Pampilla, de propriedade da Repsol, com sede em Madri, no sábado. O vazamento perto da cidade litorânea de Ventanilla, próximo à capital peruana, foi contido e a limpeza está em andamento, segundo comunicado do governo.

A erupção vulcânica que ocorreu a quase 11.000 quilômetros de distância forçou a autoridade ambiental do Peru a fechar pelo menos duas praias e uma reserva natural nacional. Não está claro quantos galões de petróleo o navio-tanque Mare Doricum derramou no oceano, mas o navio transportava quase 1 milhão de barris de petróleo brasileiro carregados em um terminal de petróleo de propriedade da Petrobras (PETR4). O óleo está chegando à costa, fazendo com que as operações de limpeza se expandam para as praias.

A Repsol e a Petrobras não retornaram imediatamente ligações e e-mails pedindo comentários. A limpeza ainda está em andamento.

Imagens postadas nas mídias sociais mostram pássaros e rochas cobertos de óleo lamacento e tripulações vestidas com trajes de proteção brancos ao longo da costa. Relatos da mídia dizem que o derramamento se estende por quase três km ao longo da costa. A Marinha do Peru está sendo fortemente criticada por não emitir um alerta de tsunami.

O vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai expeliu uma gigantesca nuvem de fumaça e cinzas, e o tsunami inundou as costas do Pacífico, cobrindo a ilha de Tonga em cinzas e submergindo parte dela.

--Com a colaboração de María Cervantes

Leia também

Barbados, república mais jovem do mundo, antecipa eleição por crise econômica

Petróleo fica acima do nível de 2014 com alta das perspectiva da demanda