Rainha Elizabeth presta homenagem a Philip em mensagem de Natal

“Embora seja uma época de grande felicidade e alegria para muitos, o Natal pode ser difícil para aqueles que perderam entes queridos”, disse a monarca britânica

A Rainha Elizabeth gravou a mensagem sentada ao lado de uma foto sua com Philip, que morreu em abril, dois meses antes de seu centésimo aniversário
Por Nishant Kumar
25 de Dezembro, 2021 | 12:44 PM

Bloomberg — A rainha Elizabeth II transmitiu uma mensagem pessoal em seu primeiro discurso de Natal na televisão desde que seu marido, o príncipe Philip, morreu, dizendo que o Reino Unido ainda pode aproveitar a temporada de festas, mesmo quando uma pandemia violenta significa não comemorar com a mesma liberdade.

“Embora seja uma época de grande felicidade e alegria para muitos, o Natal pode ser difícil para aqueles que perderam entes queridos”, disse a monarca britânica. “Este ano, especialmente, eu entendo o porquê.”

O Palácio de Buckingham divulgou anteriormente uma foto da Rainha, aos seus 95 anos, tirada durante a sessão de gravação no Castelo de Windsor, no início deste mês.

Usando um vestido de lã vermelho natalino, a rainha estava sentada ao lado de uma foto sua com Philip, que morreu em abril, dois meses antes de seu centésimo aniversário. A fotografia foi tirada para marcar as bodas de diamante do casal em 2007. Ela usou o mesmo broche de crisântemo de safira naquela ocasião e no discurso de sábado, e durante a lua de mel do casal em 1947.

PUBLICIDADE

Veja mais: Rainha Elizabeth está ‘irritada’ com inação climática de líderes mundiais

A rainha lembrou o senso de serviço do Príncipe Philip, a curiosidade intelectual e a capacidade de tirar a diversão de qualquer situação como “irreprimível”, bem como seu trabalho em questões ambientais.

“Mas a vida, é claro, consiste tanto em separações finais quanto em primeiros encontros; e por mais que eu e minha família sinta saudades dele, sei que ele gostaria que aproveitássemos o Natal “, disse ela.

PUBLICIDADE

Foi um ano de preocupação com a saúde da rainha, a monarca atual que reina há mais tempo no mundo. Ela foi forçada a desistir de vários eventos no outono e teve uma internação hospitalar durante a noite em outubro.

Sua saúde frágil vem em um contexto de aumento acentuado de casos de coronavírus no Reino Unido. Estima-se que um em cada dez londrinos esteja atualmente infectado com Covid-19.

Veja mais: Ômicron apresenta risco 80% menor de hospitalização, diz novo estudo

O Rei George V, o avô da rainha, fez a primeira transmissão de Natal em 1932.

A rainha, que ascendeu ao trono em 1952, tem sido uma figura constante e muito popular ao longo dos anos de turbulência política do Reino Unido, incluindo a saída da União Europeia, bem como as próprias controvérsias da família real, como a saída do Príncipe Harry do cargo oficial obrigações.

Veja mais em Bloomberg.com