Bloomberg — As ações dos setores de turismo e lazer lideravam os ganhos na Europa nesta quinta-feira (23), apostando no otimismo de que a variante ômicron será mais branda que as outras cepas de Covid-19, levando o índice que monitora o setor a um nível mais alto para o ano.
O índice Stoxx 600 Travel & Leisure subiu até 2,7% e atingiu o máximo de um mês após pesquisadores na Escócia descobrirem que a variante ômicron gerava risco dois terços menor de hospitalização em comparação com a variante delta. A IAG, proprietária da British Airways, e a Wizz Air apresentaram alguns dos melhores desempenhos, subindo mais de 4%, ao passo que a hoteleira Accor e a operadora de turismo TUI também foram impulsionadas.
As companhias aéreas também ignoraram um alerta de lucro da Ryanair, relatado pela primeira vez no final do trading da quarta-feira (22).
Dadas as descobertas sobre a ômicron, “o verão de 2022 ainda pode ser forte, pois a demanda é retomada rapidamente assim que as restrições são afrouxadas”, escreveu Carolina Dores, analista do Morgan Stanley, em nota aos clientes, advertindo que a atualização da Ryanair pode pesar sobre os pares no curto prazo.
O índice de viagens e lazer também foi impulsionado pelo ganho de 3% da Flutter Entertainment depois que o grupo de apostas anunciou uma aquisição na Itália.
A referência subiu 3% em 2021 ante um aumento de 20% para o Stoxx Europe 600 mais amplo, tornando-o o setor de pior desempenho da região. As companhias aéreas, incluindo a IAG, a Wizz e a Deutsche Lufthansa, continuam no vermelho no acumulado do ano.
--Com assistência de Ksenia Galouchko.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Ações ensaiam recuperação com otimismo por combate à ômicron
Biden diz que considera suspender restrições de viagens pela ômicron