Ibovespa despenca com temores sobre ômicron

Movimento segue a tendência observada nas principais bolsas globais; dólar avança

Bolsa despenca mais de 2%
20 de Dezembro, 2021 | 02:56 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa opera em forte queda na tarde desta segunda-feira (20), com um novo aumento dos receios dos investidores sobre os impactos da variante ômicron do coronavírus, principalmente no exterior. O dólar avança enquanto as taxas do DI recuam.

  • A bolsa cai mais de 2%, ficando abaixo dos 104 mil pontos, enquanto o dólar opera acima dos R$ 5,70.

Em Nova York, o S&P 500 está no caminho para sua maior queda em três dias desde maio, liderado por perdas nos papéis dos setores de commodities, financeiras e ações industriais. Os títulos do Tesouro oscilam, enquanto o preço da moeda americana cai.

PUBLICIDADE

A Moderna disse que uma terceira dose de sua vacina contra a Covid-19 aumentou os níveis de anticorpos contra a variante ômicron. Os resultados são um bom sinal enquanto farmacêuticas correm para entender como suas vacinas se comportam em relação à nova variante e avaliar se novos imunizantes serão necessários para combatê-la.

Ainda assim, os aumentos de casos na Europa e EUA assustavam os investidores com o perigo de medidas mais rígidas com as festas de fim de ano. “O mercado está diminuindo suas expectativas de crescimento devido à ômicron e a menor liquidez conforme o ano está terminando está potencialmente ampliando os movimentos, então temos que ser um pouco cuidadosos para não reagir exageradamente sobre a fraqueza”, disse Peter Garnry, chefe de patrimônio estratégia no Saxo Bank.

Mercado agora

PUBLICIDADE
  • Câmbio: Por volta das 14h15, o dólar subia 0,51%, a R$ 5,72;
  • Bolsa: O Ibovespa recuava 2,29%, a 104.748 pontos;
    • Entre as maiores altas percentuais estavam JBS (JBSS3), Minerva (BEEF3) e Alpargatas. Nas maiores perdas: Locaweb (LWSA3), CVC (CVCB3) e CSN (CSNA3);
  • Juros: O DI com vencimento para janeiro de 2025 caía de 10,75% para 10,60% enquanto o de 2027 ia de 10,65% para 10,53%;
  • Exterior: Em Nova York, o Dow Jones caía 1,89%, o S&P 500 recuava 1,78% e o Nasdaq 1,84%;

-- Com informações de Bloomberg News

Leia também

Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.