Cerco regulatório agrava queda de ações de tecnologia da China

Tombo de hoje segue a queda de 9,1% do índice Nasdaq Golden Dragon China Index na sexta-feira, a pior para o indicador desde 2008

Temor é que a deslistagem da Didi Global pressione outras empresas chinesas a seguirem pelo mesmo caminho
Por Jeanny Yu e Catherine Ngai
06 de Dezembro, 2021 | 11:51 AM

Bloomberg — As ações de empresas chinesas de tecnologia despencaram nesta segunda-feira (6), com um importante índice do setor fechando no menor nível desde que foi lançado no ano passado diante do aumento das preocupações em relação às restrições que o governo chinês ainda pretende impor ao setor.

O índice Hang Seng Tech fechou em queda de 3,3%, maior recuo em quase dois meses, atingindo o menor patamar desde julho de 2020, quando foi lançado. O Alibaba Group Holding e a JD.com sofreram as maiores perdas, de pelo menos 4,9%. As ações das duas também são negociadas nos EUA.

O tombo de hoje segue a queda de 9,1% do índice Nasdaq Golden Dragon China Index na sexta-feira, a pior para o indicador desde 2008. O temor é que a deslistagem da Didi Global pressione outras empresas chinesas a seguirem pelo mesmo caminho.

“A queda das ações de listagem dupla em Hong Kong e nos EUA continuará devido ao escrutínio regulatório nos EUA”, afirmou Castor Pang, chefe de pesquisa da Core Pacific Yamaichi. “O envio dos registros contábeis para o governo americano seria problemático.”

PUBLICIDADE

Na semana passada, reguladores dos EUA intensificaram esforços para expulsar das bolsas do país as companhias chinesas que não cumprem exigências de prestação de contas. A deslistagem do mercado acionário americano pode elevar o custo de capital das chinesas e reduzir seu universo de investidores.

Na noite de segunda-feira, o banco central da China reduziu o depósito compulsório das instituições financeiras para reverter a lentidão da economia. Para a corretora UOB Kay Hian, essa medida terá pouco impacto sobre o sentimento nas bolsas em Hong Kong porque os investidores estão mais preocupados com risco regulatório.

Investidores angustiados

A decisão de Didi de tirar seus papéis da Bolsa de Nova York apenas cinco meses após a estreia aumentou as preocupações dos investidores em relação ao status de listagem de empresas da China continental nos EUA, enquanto Pequim fecha o cerco às empresas privadas com grande acesso a dados. A Bloomberg noticiou na semana passada que a China planeja impor mais restrições às empresas que vão abrir capital no exterior.

PUBLICIDADE

A pressão dos reguladores dos EUA e da China piorou o sentimento em relação às ações de tecnologia após uma temporada de lucros decepcionantes.

O Hang Seng Tech Index caiu quase 48% em relação ao pico atingido em fevereiro, eliminando aproximadamente US$ 1,5 trilhão do valor de mercado somado das empresas integrantes.

“A preocupação com as decisões governamentais ainda é o principal fator”, disse Selina Sia, chefe de pesquisa de renda variável na China no Credit Suisse Private Banking, em entrevista à Bloomberg Television. “Isso afeta negativamente as avaliações.”

Veja mais em bloomberg.com

Leia também