PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil

Brasil busca Elon Musk para conectar escolas e proteger a Amazônia

Ministro das Comunicações, Fábio Faria, se reuniu com o empresário e com a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, nesta segunda

Elon Musk
16 de Novembro, 2021 | 11:53 am
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg Linea — O governo brasileiro quer ter Elon Musk como parceiro do Programa Wi-Fi Brasil. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, esteve ontem no Texas com o empresário e com a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell para tratar do assunto. A ideia é utilizar o sistema de satélites da StarLink para levar internet a lugares de difícil acesso no Brasil e também proteger a Amazônia usando a rede da empresa americana.

“A gente estava querendo fazer uma parceria com eles, com o governo brasileiro, para a gente fazer o programa wi-fi Brasil, para conectar todos as escolas rurais que estejam faltando, conectar as comunidades indígenas, conectar todos os locais remotos do Brasil”, disse o ministro em um vídeo postado em sua conta no Twitter.

Veja mais: Amazon, de Bezos, busca mais 4.538 satélites para desafiar SpaceX, de Elon Musk

Em outra postagem, em uma foto ao lado de Musk, Faria escreveu que, além da conectividade, a parceria englobaria também a proteção da Amazônia. Segundo o ministro, os 4,5 mil satélites da empresa que operam em baixa órbita no espaço poderiam “ajuda, utilizando a tecnologia, utilizando a SpaceX como parceira nossa para preservar a nossa Amazônia”.

PUBLICIDADE

O Programa Wi-Fi Brasil faz parte da política de telecomunicação do governo e pretende levar conectividade em alta velocidade a todas as localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão com a internet. A prioridade do programa é levar a conexão a comunidades indígenas, unidades de saúde, escolas rurais, entre outros. Desde março de 2018 a setembro deste ano, foram instalados pouco mais de 14 mil pontos de acesso, atendendo 3.014 municípios.

Leia também

Starlink, de Musk, pode usar o Vodafone Spectrum para banda larga por satélite

Alexandre Inacio

Alexandre Inacio

Jornalista brasileiro, com mais de 20 anos de carreira, editor da Bloomberg Línea. Com passagens pela Gazeta Mercantil, Broadcast (Agência Estado) e Valor Econômico, também atuou como chefe de comunicação de multinacionais, órgãos públicos e como consultor de inteligência de mercado de commodities.