Bloomberg — Joe Lonsdale, um dos fundadores da Palantir Technologies e um prolífico capitalista de risco, alimentou um debate no Twitter sobre a licença parental, dizendo que qualquer homem que ocupa um cargo importante e tira seis meses de licença para cuidar de seu recém-nascido é “um perdedor”.
O comentário foi feito em resposta a um tweet sobre Pete Buttigieg, o secretário de Transportes dos Estados Unidos, que tirou uma licença para cuidar de seu filho, e às críticas de Joe Rogan, em seu podcast.
Uau. Ótimo os pais passarem o tempo com os filhos e apoiar as mães, mas qualquer homem em um cargo importante que tira 6 meses de licença para cuidar de um recém-nascido é um perdedor.
Antigamente, os homens tinham filhos e trabalhavam ainda mais para sustentar seu futuro - essa é a resposta masculina correta.
- Joe Lonsdale (@JTLonsdale) 27 de outubro de 2021
Entre as muitas respostas à postagem de Lonsdale na quarta-feira (27), uma delas foi dos fundadores de outra empresa de capital de risco, a Initialized, que o repreenderam. Alexis Ohanian e Garry Tan defenderam sua política parental, que inclui uma licença de quatro meses. Tan disse que pediu licença e esperava que seus funcionários fizessem o mesmo.
Pai de três filhos, Lonsdale é um crítico frequente de políticas mais progressistas e de maior consciência social. Ele é sócio de Peter Thiel, o poderoso bilionário conservador, há muito tempo. Os investimentos de risco de Lonsdale incluem a Flexport, a Joby Aviation e a Oculus, que foi adquirida pelo Facebook. Ele também está à frente de um grupo de defesa com sua esposa, chamado Cicero Institute, de causas em torno da justiça criminal, da saúde e outras.
No ano passado, Lonsdale mudou-se do Vale do Silício para Austin, no Texas, porque discordava dos líderes da cidade de São Francisco e se sentia atraído pelas leis mais liberais sobre armas e pela ausência de imposto de renda pessoal no estado do Texas. (Austin não é o lugar mais conservador do Texas, como se sabe.)
Apesar de sua reputação, a resposta à mensagem de Lonsdale na quarta-feira (27) foi mais contundente do que de costume e negativa em sua maioria. Mais tarde, no Twitter, ele disse que usar a palavra perdedor era “desnecessário”, mas enfatizou a importância de manter os papéis tradicionais de gênero.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Exclusivo: Anitta, a empresária por trás da marca
Você tem US$ 400 mi? Então pode comprar uma gravadora de hip-hop
© 2021 Bloomberg L.P.