Tempestade do Pacífico provoca alagamentos e traz ondas violentas na Califórnia

Região tem chuvas torrenciais que podem causar deslizamentos de terra e neve pesada nas altitudes mais elevadas

Por

Bloomberg — Uma poderosa tempestade do Pacífico está atingindo a Califórnia e a costa noroeste do Pacífico dos EUA trazendo ondas violentas e chuvas torrenciais que podem causar deslizamentos de terra e neve pesada nas altitudes mais elevadas da região.

Uma chuva torrencial já caiu no norte da Califórnia, com partes do condado de Marin, ao norte de San Francisco, com nível de água atingindo 14 centímetros (5,68 polegadas), disse Scott Rowe, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional. Os avisos de enchentes, ventos e tempestades de inverno se estendem da fronteira do Oregon até o centro da Califórnia.

“É praticamente uma garantia definitiva de que grande parte do centro e do norte da Califórnia pode esperar um grande problema hoje”, disse Rowe por telefone.

Frequentemente chamados de rios atmosféricos, as grandes tempestades do Pacífico podem bombear tanta água quanto a foz do rio Mississippi quando caem em terra. Um estudo do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA descobriu que tais eventos causaram 84% dos danos provocados por enchentes em 11 estados ocidentais ao longo de um período de 40 anos. Em média, eles causam cerca de US$ 1,1 bilhão em danos.

A tempestade continuará a bombear umidade para a região até terça-feira, e até 30 centímetros de chuva podem cair em algumas montanhas e encostas, levando a deslizamentos de terra em áreas previamente queimadas, disse Lara Pagano, analista sênior da Clima dos EUA Centro de previsão.

“Pode haver fluxos de detritos associados a queimadas, e temos várias queimadas espalhadas pelo norte da Califórnia”, disse Pagano.

A lama da chuva forte pode encher uma casa em segundos, e muitas autoridades locais pedem aos moradores que deixem suas casas agora ou estejam preparados para fazer isso em breve. O condado de Santa Bárbara emitiu um aviso de evacuação para vários desfiladeiros na área.


Embora as chuvas mais fortes geralmente estejam associadas a altitudes mais elevadas, Pagano disse que os vales serão inundados por esta tempestade. Sacramento pode receber de 2 a 5 centímetros de chuva, gerando um risco moderado de inundação na capital da Califórnia.

High Surf

Os sensores de inundação se estendem ao sul da fronteira com o Oregon quase até Bakersfield, ao norte de Los Angeles, informou o serviço meteorológico. Além disso, há um alerta de ondas altas que antecipa ondas de até 9,1 metros (30 pés) que atingem a costa de Oregon ao sul de San Francisco. Os ventos podem chegar a 72 km/h, com rajadas de até 70 km/h em alguns lugares, e podem atingir o interior de Nevada e Utah.

Os ventos fortes e as inundações podem causar cortes de energia em toda a região, disse Pagano.

A tempestade tem alguns pontos positivos. Pode apagar incêndios florestais em todo o norte da Califórnia e ajudar a aliviar a seca, que atualmente afeta toda a região.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Brasil abre as portas para negociação do mercado de carbono na COP26

Título verde do agronegócio vira case do Brasil na COP-26

Crise energética é novo obstáculo da meta de carvão da COP26