Ex-secretário de Estado americano Colin Powell morre aos 84 anos

Powell faleceu na segunda-feira (18) devido a complicações da Covid-19

Powell murió de complicaciones causadas por el Covid-19 a los 84 años.
Por Patrick Oster
18 de Outubro, 2021 | 11:03 AM

Bloomberg — Faleceu Colin Powell, nascido no Harlem, filho de imigrantes jamaicanos, e o primeiro negro a se tornar secretário de Estado dos Estados Unidos e chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Ele tinha 84 anos.

Powell morreu na segunda-feira (18) devido a complicações da Covid-19, informou sua família na página do general no Facebook. Powell foi totalmente imunizado e estava sendo tratado no Walter Reed National Medical Center, disse a família.

PUBLICIDADE

Soldado condecorado, começou a carreira como segundo-tenente, posto obtido como aluno do Reserve Officer Training Corps, no City College de Nova York. Powell serviu no Vietnã, na Alemanha Ocidental e na Coreia do Sul antes de assumir o comando da Guerra do Golfo de 1990, como chefe do Estado-Maior Conjunto.

No esforço aliado para ajudar a Arábia Saudita e o Kuwait a se defenderem do Iraque de Saddam Hussein, ele desenvolveu a chamada Doutrina Powell. Exigia o uso de força esmagadora, com táticas de batalha de “choque e pavor”, para garantir a vitória e minimizar as baixas, quando as soluções diplomáticas se mostravam impraticáveis. Ele se autodenominou o “guerreiro relutante”.

Admirado por sua mistura de disciplina militar e otimismo radiante, Powell foi frequentemente instado a concorrer à presidência. Alto, de constituição sólida, com cabelos grisalhos e um sorriso fácil, ele representava para muitos o ideal americano de trabalho árduo e oportunidades iguais. Autor de quatro livros sobre si mesmo, ele argumentou que fazia parte de uma nova geração de líderes responsáveis.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Medicamento da Merck contra Covid passa por painel consultivo do FDA