São Paulo — A B3 deve fechar outubro com uma listagem de apenas uma nova companhia. No dia 18, está prevista a estreia dos papéis da Getnet, empresa de maquininhas do banco Santander que chega ao pregão após um processo de cisão.
Veja mais: Empresas globais adiam IPOs por volatilidade das bolsas
Nesta quarta-feira (13), estava prevista a estreia da ação da Comerc, uma das principais comercializadores de energia do país, mas a companhia desistiu da oferta pública inicial (IPO) na sexta-feira (8), após a Vibra (ex-BR Distribuidora) fechar um acordo que permitirá adquirir até 50% da Comerc.
Ao oficializar a desistência na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a empresa citou sua “decisão de dar seguimento à oportunidade de negócio entendida pela companhia como mais benéfica aos seus acionistas”. A fixação do preço por ação prevista para ocorrer na última sexta não foi realizada.
A piora das condições do mercado financeiro levou a uma onda de desistências e suspensões de ofertas públicas iniciais (IPO) nas últimas semanas. A Environment ESG, unidade de gestão de resíduos do Grupo Ambipar, suspendeu seu IPO, no começo do mês. O papel tinha estreia prevista para o dia 11.
Veja mais: Gestor da Trígono Capital, Werner Roger, fala sobre risco de conflito de interesses em IPOs
No mês passado, a Bolsa teve duas estreias suspensas no pregão, a da farmacêutica Althaia e da rede de academias Bluefit. As ofertas já estavam na fase de reservas dos papéis.
Neste ano, 45 companhias fizeram seu IPO na B3. A última foi o Grupo Vittia, que atua na produção de insumos (defensivos e fertilizantes), no último dia 2 de setembro. Atualmente, a B3 tem 454 companhias listadas. Há dez anos, em 2011, eram 466. Em 1990, esse número somava 615.
A última listagem por motivo de cisão foi da ação da atacadista Assaí, no último dia 1º de março. As ações ordinárias, preferenciais e units da Getnet erão negociadas sob os códigos GETT3, GETT4 e GETT11, respectivamente.
Os recibos (ADS) da Getnet negociados nos EUA, cada uma representando duas units, devem estrear na bolsa tecnológica Nasdaq apenas no próximo dia 22, sob o código GET.
Leia também
‘Apagão’ de insumos coloca em risco safra agrícola do Brasil