promo
Mercados

Bolsas asiáticas abrem estáveis e mercado ainda avalia impacto da inflação sobre a economia

Operadores aguardam relatórios trimestrais com os resultados de algumas empresas e reagem com cautela diante da queda do rendimento dos títulos do tesouro americano

Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg — Os mercados futuros do Japão, Austrália e Hong Kong subiram. Os títulos americanos caíram depois que o S&P 500 e o Nasdaq 100 terminaram o dia em queda, com os investidores esperando para ver se a perspectiva de lucro das empresas pode reparar esse sentimento negativo. As ações da Apple recuaram no final do pregão devido a um provável corte nas metas de produção do iPhone 13 em 2021 devido à escassez de chips, colocando o foco nos emaranhados da cadeia de suprimentos que obscurecem a reabertura da pandemia.

Na China, aumentam as preocupações sobre o contágio entre incorporadoras endividadas. A Sinic Holdings Group tornou-se a mais recente empresa do ramo imobiliário da China a alertar para uma inadimplência iminente.

A próxima safra de balanços corporativos permitirá ao mercado ter uma visão mais clara sobre as perspectivas em relação aos efeitos negativos que a pressão de custos pode ter sobre as margens de lucro das empresas. Um cenário de desaceleração do crescimento econômico e aumento da inflação, no momento em que os principais bancos centrais se preparam para reduzir o estímulo, está causando ansiedade nos investidores.

“A temporada de balanços nos dará uma pista realmente boa de onde estamos indo em algumas dessas questões de abastecimento”, disse Alicia Levine, chefe de ações e mercados de capital da consultoria de BNY Mellon Wealth Management, à Bloomberg TV. “Os dois setores com que nos preocupamos são o industrial e o varejo, porque é aí que as empresas não conseguem repassar os preços com tanta facilidade.”

Veja mais: Com feriado por aqui, veja desempenho de papéis brasileiros nos EUA

Enquanto isso, o presidente do Federal Reserve Bank de Atlanta, Raphael Bostic, disse que o aumento da inflação está durando mais do que as autoridades esperavam, então não é apropriado referir-se a tal aumento como transitório. O vice-presidente Richard Clarida observou que as condições necessárias para começar a reduzir o programa de compra de títulos do Fed “foram praticamente atendidas”.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou sobre o risco de quedas repentinas e acentuadas nos preços das ações globais à medida que os bancos centrais globais retirem o suporte que forneceram durante a pandemia.

Entre as criptomoedas, o Bitcoin reduziu sua recente alta e foi negociado em torno de US$ 56.200.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Guedes: Economia se recupera graças à vacinação, mas ruído político atrapalha

Ex-presidente da Braskem é condenado a 20 meses de prisão por suborno