São Paulo — Ao contrário do observado na véspera, o Ibovespa encerrou o dia em alta, no embalo dos principais mercados internacionais, aproveitando os preços baixos ações após sell-off de ontem, e com o recuo nos rendimentos dos títulos dos Treasuries americanos. No Brasil, os dados do Caged e do IGP-M divulgados pela manhã favoreceram ainda mais o bom humor. Amanhã, a formação da Ptax deve influenciar as movimentações no dólar, que hoje oscilou entre altas e baixas.
- Na bolsa, os setores que se destacaram nesta quarta-feira (29) e, por consequência, impulsionaram o desempenho do índice como um todo, foram os frigoríficos, mineração e siderurgia, que se beneficiam da alta do minério do ferro no exterior após dias de quedas. A Braskem (BRKM5) liderou o ganhos percentuais após a Idesa, sua subsidiária, informar que assinou aditivo contratual com a Pemex para a quitação de pendências, incluindo também o apoio para a construção de um terminal de importação de etano no México.
- O dólar oscilou ao longo do dia e caminha para encerrar a sessão em alta, com a valorização da moeda no exterior.
Apesar da recuperação vista hoje no exterior, Camila Abdelmalack, Economista-chefe na Veedha Investimentos, pontua que “ainda há um tom de parcimônia” nos movimentos do dólar, tendo em vista a aproximação do tapering pelo Federal Reserve e a expectativa de elevação dos juros pela autoridade monetária no ano que vem. Além disso, as indefinições internas sobre as contas públicas do Brasil continuam preocupando o mercado.
“Internamente, os investidores seguem de olho no risco fiscal. Enquanto não houver um endereçamento desse assunto, continuaremos patinando por aqui”, disse Abdelmalack.

- Câmbio: Perto das 17h30, o dólar operava em queda de 0,04% a R$ 5,42
- Bolsa: O Ibovespa subiu 0,89%, ficando em 111.106 pontos
- Lideraram as altas percentuais Braskem (BRKM5), JBS (JBSS3) e Usiminas (USIM5). As ações do Banco Inter (BIDI11 e BIDI4), Weg (WEGE3) e Banco Pan (BPAN4) foram destaques negativos
- Juros: O DI com vencimento para janeiro próximo fechou estável, enquanto a taxa para janeiro de 2027 caiu de 10,65% para 10,57%
- Exterior: Em Nova York, o Dow Jones fechou em alta de 0,26%, o S&P 500 0,16% e o Nasdaq em queda de 0,24%
- Bitcoin: Por volta das 17h30, a criptomoeda operava em queda de 0,85%, a US$ 41.237
Leia também
Apesar de mais caro, brasileiro vai comer mais frango em 2022