Manifestantes queimam caixa eletrônico de Bitcoins em El Salvador

Milhares de pessoas marcharam até a praça central da capital do país erguendo cartazes dizendo “não à ditadura” e “fomos defraudados pelo Bitcoin”

Manifestações foram em sua maior parte pacíficas
Por Michael McDonald
15 de Setembro, 2021 | 08:47 PM

Bloomberg — Manifestantes contra o governo de El Salvador tomaram as ruas do país nesta quarta-feira (15) para protestar contra a adoção do Bitcoin como moeda legal e as recentes ações do presidente Nayib Bukele para se consolidar o poder.

Milhares de pessoas marcharam até a praça central da capital do país, San Salvador, erguendo cartazes com os dizeres “não à ditadura” e “fomos defraudados pelo Bitcoin”. As manifestações foram em grande parte pacíficas, embora um grupo tenha quebrado janelas e incendiado um caixa eletrônico de Bitcoins da ATM instalado no mês passado.

El Salvador adotou o Bitcoin como moeda legal na semana passada e o governo propôs mais de 200 mudanças na constituição, incluindo a eliminação da proibição da reeleição presidencial.

Veja mais: Bitcoin ensaia recuperação após estreia volátil em El Salvador

PUBLICIDADE

“O bitcoin foi uma decisão econômica muito grande e foi feita de forma totalmente ilógica, sendo enviada ao congresso e aprovada no mesmo dia”, disse a parlamentar da oposição Claudia Ortiz em uma entrevista, acrescentando que não está claro quem está por trás do vandalismo. “Estamos passando por uma profunda crise fiscal com alto custo de vida e desemprego e a resposta do governo, ao invés de uma política econômica séria, é adotar o Bitcoin como curso legal”, completou.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Bitcoin despenca 10% em dia de lançamento em El Salvador

Compra coordenada de bitcoins mira lançamento em El Salvador