Trump diz ter ‘carinho’ pelo TikTok e cogita estender de novo prazo para venda

Em abril, Trump já havia prorrogado em 75 dias o prazo para a ByteDance vender as operações do TikTok nos EUA, que inicialmente deveria ter acontecido até janeiro

Por

Bloomberg — O presidente Donald Trump disse que daria à plataforma de vídeo social TikTok uma nova prorrogação do prazo de venda para um proprietário americano, se fosse necessário para chegar a um acordo.

Trump disse que tem “um carinho especial” pelo popular aplicativo e que gostaria de concluir uma transação que o mantivesse disponível para os americanos, disse ele à NBC em uma entrevista que foi ao ar no domingo.

Em abril, Trump já havia estendido em 75 dias o prazo para que a ByteDance se desfizesse das operações do TikTok nos EUA. À NBC, ele disse que talvez não seja necessário um novo adiamento.

Ele já havia indicado anteriormente que as objeções da China às suas novas tarifas impediram um acordo para vender o braço americano do TikTok, que Pequim precisa aprovar.

O Congresso aprovou e o ex-presidente Joe Biden assinou uma lei exigindo que o TikTok fosse alienado de sua propriedade chinesa e encontrasse um comprador americano. Trump creditou ao aplicativo o fato de tê-lo ajudado a aumentar sua posição entre os jovens eleitores durante a campanha de 2024.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

TikTok retoma operação nos EUA após aceno de Trump sobre adiar proibição

Sob pressão nos EUA, TikTok cresce no mundo e leva receita da ByteDance a US$ 155 bi