Bloomberg — A Tesla provavelmente venderá seus robôs Optimus ao público até o fim do próximo ano, de acordo com o CEO Elon Musk, que disse que a “sorte” da montadora dependerá cada vez mais das máquinas humanóides.
A empresa já usa alguns dos robôs para realizar tarefas simples em sua fábrica, disse Musk na quinta-feira no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
Ele previu que o Optimus estaria “realizando tarefas mais complexas” até o final de 2026.
As vendas ao público começarão quando a Tesla estiver “confiante de que a confiabilidade é muito alta, a segurança é muito alta e a gama de funcionalidades também é muito alta”, disse Musk.
Leia mais: Empresa chinesa avança na disputa por robô humanoide com modelo de 25 kg por US$ 6.000
Os comentários oferecem um cronograma mais concreto para a futura linha de negócios, que Musk vê como um foco fundamental para a Tesla no futuro, juntamente com a inteligência artificial e os veículos autônomos.
O principal negócio da montadora, a venda de carros elétricos, sofre com uma linha de produtos considerados obsoletos e com a perda de incentivos para tais modelos nos EUA sob Donald Trump, o que levou a dois anos consecutivos de queda nas entregas.
Embora Musk fale regularmente sobre o potencial do Optimus, ele tem sido relativamente vago sobre cronogramas e metas de produção.
Durante uma call de resultados de janeiro de 2025, ele disse que seu “palpite muito aproximado” era que a Tesla começaria a entregar robôs Optimus para outras empresas no segundo semestre de 2026.
No início desta semana, Musk advertiu que a produção inicial do Optimus e do mais novo veículo da Tesla, o Cybercab, será “agonizantemente lenta”.
A presença de Musk em Davos foi uma surpresa depois que o homem mais rico do mundo foi confirmado de última hora à programação de quinta-feira.
Ele já havia criticado o fórum anteriormente, chamando a reunião anual da elite mundial de “chata” e criticou o WEF [World Economic Forum] como um órgão que está “se tornando cada vez mais um governo mundial não eleito que as pessoas nunca pediram e não querem”.
Leia mais: Presidente do conselho da Tesla defende liderança de Musk em IA e robôs
“Como é que o WEF/Davos ainda é uma coisa? Eles estão tentando ser os chefes da Terra!”, ele publicou nas mídias sociais em 2022.
Musk abordou uma variedade de tópicos em sua conversa com o CEO da BlackRock, Larry Fink, incluindo data centers no espaço, robotáxis e gargalos na geração de energia.
Veja mais em bloomberg.com
©2026 Bloomberg L.P.