Elon Musk alerta investidores que objetivo da Tesla é a direção autônoma

Durante teleconferência com analistas, CEO da montadora de carros elétricos elogiou os planos da empresa para veículos autônomos e IA

Bilionário e CEO da Tesla, Musk delineou uma visão na qual a empresa operará milhões de veículos elétricos em uma frota de robô-taxis
Por Ed Ludlow
24 de Abril, 2024 | 03:39 PM

Bloomberg — O CEO da Tesla (TSLA), Elon Musk, foi muito claro em sua mensagem aos investidores: a Tesla agora é uma empresa de inteligência artificial (IA).

“Se alguém não acredita que a Tesla vai resolver a autonomia, eu acho que não deveria ser um investidor na empresa”, disse Musk na terça-feira (23) durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre da montadora. “Mas vamos fazer isso. E já estamos fazendo.”

Musk passou a maior parte de sua fala e da sessão de perguntas e respostas elogiando os planos da empresa para veículos autônomos e IA.

Leia mais: Tesla diz que vai antecipar lançamento de carros mais baratos após queda nas vendas

PUBLICIDADE

Ele delineou uma visão previamente declarada na qual a empresa operará milhões de veículos elétricos em uma frota de robô-taxis semelhante a uma empresa de transporte de passageiros como a Uber (UBER).

Os consumidores terão a opção, segundo Musk, de alugar seus próprios veículos da Tesla para oferecer caronas, em um arranjo semelhante ao da plataforma de compartilhamento de residências e aluguel de temporada Airbnb (ABNB).

A empresa também confirmou aos investidores que um de seus produtos futuros será um robô-taxi. A montadora planeja revelar mais detalhes sobre o projeto em agosto.

PUBLICIDADE

“Nosso produto de robô-taxi continuará buscando uma estratégia revolucionária de produção ‘não engessada’”, disse a Tesla, referindo-se a seu planejado novo sistema de produção de veículos, destinado a reduzir pela metade os custos de montagem.

Licenciamento de Full Self Driving

Musk também deu a entender uma expansão da condução autônoma, dizendo que a Tesla está em negociações com outra montadora para licenciar suas funções chamadas de Full Self Driving. O software avançado de assistência ao motorista atualmente exige que motoristas atentos mantenham as mãos no volante.

Leia mais: Carros híbridos plug-in podem ser atrativos, mas poluem mais do que se imagina

No final da teleconferência com os analistas, Musk reiterou que os investidores devem experimentar o Full Self Driving por conta própria se realmente desejam ser acionistas.

“Mais uma vez, gostaria de recomendar a qualquer pessoa que considere comprar ações da Tesla que teste a versão mais recente do Full Self Driving”, disse Musk. “É impossível entender a empresa se você não o fizer.”

Veja mais em Bloomberg.com