Programa de Jimmy Kimmel voltará a ser exibido nos EUA, segundo a Disney

O talk show da ABC havia sido suspenso em 17 de setembro, após comentários de Kimmel sobre o assassinato do ativista republicano Charlie Kirk; segundo a Disney, o programa retorna ao ar nesta terça-feira

Por

Bloomberg — A Walt Disney informou que o programa Jimmy Kimmel voltará ao ar nesta terça-feira (23), o que encerra uma suspensão imposta após comentários polêmicos que seu apresentador da ABC fez sobre o assassinato do ativista republicano Charlie Kirk.

“Passamos os últimos dias conversando cuidadosamente com Jimmy e, após essas conversas, tomamos a decisão de retornar ao programa na terça-feira”, disse a Disney em um comunicado.

O comunicado não indicou se Kimmel abordaria a polêmica em seu retorno. A emissora retirou o programa em 17 de setembro, dois dias depois que Kimmel, 57 anos, disse que os conservadores estavam em busca de ganhar pontos políticos com o assassinato.

Leia também: Executivos da Disney se reunirão com Jimmy Kimmel para avaliar o futuro do programa

“Na última quarta-feira, tomamos a decisão de suspender a produção do programa para evitar inflamar ainda mais uma situação tensa em um momento emocional para o nosso país”, disse a Disney.

“Tomamos essa decisão porque sentimos que alguns dos comentários foram inoportunos e, portanto, insensíveis. ”

Kimmel e a emissora têm trabalhado para encontrar um caminho para o retorno do programa. A Disney estava sob pressão de Brendan Carr, o presidente republicano da Comissão Federal de Comunicações, que havia ameaçado as licenças de transmissão da empresa.

Dois grandes proprietários de estações da ABC, a Nexstar e a Sinclair, haviam antecipado o programa.

Os comentários de Kimmel sobre o assassinato de Kirk em 10 de setembro provocaram uma reação dos conservadores liderados pelo presidente Donald Trump e Carr.

“No fim de semana, atingimos um novo patamar com a gangue MAGA tentando caracterizar o garoto que matou Charlie Kirk como qualquer coisa que não seja um deles e fazendo tudo o que podem para ganhar pontos políticos com isso”, disse Kimmel em seu monólogo de 15 de setembro.

O contrato de Kimmel com a Disney vence em maio de 2026.

Ele é apresentador desde 2003. Além de seu programa principal, ele tem outros negócios com a Disney, que incluem ser o mestre de cerimônias do Oscar, aparecer regularmente na apresentação anual da empresa para os anunciantes e apresentar o novo programa

Kimmel começou sua carreira como apresentador de rádio em Seattle, mudando-se depois para Tampa, Tucson e, por fim, Los Angeles. Ele é um dos apresentadores de talk shows noturnos mais antigos da história da TV. Ele reduziu sua carga de trabalho nos últimos anos, e deixou de fora os verões do programa.

“Acho que este é meu último contrato, odeio dizer isso, porque todo mundo está rindo de mim agora - toda vez que penso isso, acaba não sendo o caso”, disse Kimmel ao Los Angeles Times em 2024.

“Ainda tenho um pouco mais de dois anos de contrato, e isso parece muito bom, parece suficiente.”

Veja mais em bloomberg.com