OpenAI compra a startup polonesa Neptune para melhorar a modelagem de IA

A empresa tem usado as ferramentas da Neptune há mais de um ano para comparar diferentes versões de modelos de inteligência artificial e planeja reduzir o acesso de empresas como Samsung e HP a ela

Por

Bloomberg — A OpenAI concordou em comprar a Neptune, uma startup polonesa que produz ferramentas para analisar o progresso durante o treinamento de modelos de IA, em seu primeiro investimento no país do leste europeu.

A transação será feita em ações, mas o desenvolvedor do ChatGPT se recusou a divulgar os termos específicos.

A OpenAI pagou menos de US$ 400 milhões pela empresa sediada em Varsóvia, informou o site de tecnologia The Information, citando pessoas familiarizadas com o negócio.

A OpenAI tem usado as ferramentas da Neptune há mais de um ano para comparar diferentes versões de modelos de inteligência artificial. A empresa planeja manter as ferramentas da Neptune para seu próprio uso e reduzir o acesso a outros clientes. A Samsung e a HP estão entre os clientes da startup polonesa, de acordo com o site da Neptune.

Leia também: OpenAI cede fatia de 27% à Microsoft e se torna empresa com fins lucrativos

A startup “construiu um sistema rápido e preciso que permite aos pesquisadores analisar fluxos de trabalho de treinamento complexos”, disse Jakub Pachocki, cientista-chefe da OpenAI, em um comunicado na quarta-feira. Suas ferramentas ajudarão a OpenAI a “expandir nossa visibilidade sobre como os modelos aprendem”.

À medida que os modelos de IA se tornam mais complexos, o treinamento pode ser um exercício caro e crítico - um exercício que pode determinar a velocidade do desenvolvimento do modelo e se os problemas críticos são detectados antes do lançamento no mercado altamente competitivo.

O software da Neptune ajuda os clientes a analisar as execuções de treinamento e a encontrar problemas ao desenvolver modelos de IA.

Leia também: OpenAI compra startup de IA fundada por grupo de ex-funcionários da Apple

A Neptune tem cerca de 60 funcionários, nem todos receberão ofertas de emprego da OpenAI.

A empresa foi fundada em 2017 por Piotr Niedzwiedz. A Bloomberg News entrou em contato com Niedzwiedz para comentar sobre o acordo com a OpenAI.

Os fundos de capital de risco Capital, btov Partners, Rheingau Founders e TDJ Pitango estão entre os investidores da Neptune, de acordo com o site da startup.

O fundador da OpenAI, Sam Altman, disse durante uma visita a Varsóvia, há dois anos, que a Polônia seria “um lugar interessante” para abrir um escritório, dado o conjunto de talentos de TI.

Os poloneses, incluindo o cofundador Wojciech Zaremba e Pachocki, estão entre os principais pesquisadores da OpenAI. A OpenAI realizou um hackathon para programadores em Varsóvia em abril.

Veja mais em bloomberg.com