EUA compram fatia de 10% na Trilogy Metals com foco em minerais críticos no Alasca

Presidente Trump também reverteu a decisão do governo Biden e reativa projeto mineral Ambler Road no norte do Alasca

Por

Bloomberg — Os EUA disseram que vão adquirir uma participação de 10% na empresa canadense de exploração de minerais Trilogy Metals como parte de um investimento de US$ 35,6 milhões para garantir projetos críticos de energia e mineração no Alasca.

Em um anúncio feito na segunda-feira, o presidente Donald Trump disse que a Casa Branca também reverteu uma decisão da era Biden de rejeitar a Ambler Road, um projeto para ajudar a acessar vastos depósitos minerais críticos na Northern Brooks Range do Alasca para abrir projetos críticos de energia e mineração.

A rodovia de 211 milhas (340 quilômetros) conectaria um distrito remoto de mineração com depósitos de cobre, cobalto, gálio, germânio e outros minerais.

Leia também: Rejeitos de um trilhão de toneladas ameaçam o acesso a minerais críticos no mundo

“Isso era algo que deveria estar operando há muito tempo e gerando bilhões de dólares para nosso país e fornecendo muita energia, minerais e tudo o mais”, disse Trump durante um evento no Salão Oval.

A Trilogy Metals tem reivindicações de mineração em áreas remotas do Alasca, incluindo uma joint venture com a South32.

O acordo com os EUA também inclui garantias de compra de 7,5% adicionais da empresa sediada em Vancouver.

O investimento planejado é o exemplo mais recente do governo Trump assumindo participações em empresas norte-americanas de minerais críticos para ajudar a combater o domínio da China no setor.

Na semana passada, os EUA concordaram em adquirir uma participação direta na Lithium Americas, que está desenvolvendo o projeto de lítio Thacker Pass, em Nevada.

Em julho, o Departamento de Defesa dos EUA concordou com um investimento de capital de US$ 400 milhões na MP Materials para financiar uma fábrica de ímãs de terras raras.

As ações da Trilogy nos EUA subiram mais de 150% nas negociações pós-mercado após o anúncio do acordo.

A empresa não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

Leia também: Governo seleciona 56 projetos de minerais estratégicos para receber financiamento

O secretário do Interior, Doug Burgum, disse que a Ambler Road será uma estrada com pedágio construída com cascalho e será sensível às preocupações ambientais.

Trump disse que o esforço incluirá a construção de duas pontes.

O Departamento do Interior bloqueou a construção durante o mandato do ex-presidente Joe Biden, dizendo que a estrada afetaria a vida selvagem, incluindo o caribu.

A medida de Trump instrui o Bureau of Land Management, o National Park Service e o US Army Corps of Engineers a reemitir todas as licenças necessárias para a construção da estrada.

O bilionário John Paulson é um dos principais acionistas da Trilogy, com uma participação de 8,7% por meio de seu fundo de investimentos Paulson, de acordo com os últimos dados compilados pela Bloomberg.

--Com a ajuda de Jacob Lorinc e Catherine Lucey.

Veja mais em bloomberg.com