Esta aérea low cost quase quebrou há 3 anos. Agora teve lucro recorde com novo foco

Norwegian Air Shuttle, que chegou a pedir concordata, se desfez de aeronaves maiores como o Boeing Dreamliner e abandonou rotas transatlânticas acessíveis que fizeram sua fama

A Norwegian Air Shuttle passenger jet.
Por Kate Duffy
17 de Fevereiro, 2024 | 08:45 AM

Bloomberg — A Norwegian Air Shuttle, cujo plano de negócios low cost em voos de longa distância contribuiu para a concordata da empresa há três anos, relatou lucro recorde para 2023 depois de emergir como uma transportadora regional menor.

A companhia aérea, que ficou conhecida por voos baratos entre o aeroporto de Gatwick, em Londres, e hubs dos Estados Unidos como Nova York e Los Angeles, prosperou ao abandonar a estratégia de perda de dinheiro e retornar às suas raízes, levando pessoas em voos mais curtos entre os países nórdicos.

Na última sexta-feira (16), a Norwegian relatou um lucro operacional anual de 2,23 bilhões de coroas norueguesas (cerca de US$ 212 milhões). As ações avançaram para o seu maior nível em quase três anos, elevando o valor de mercado da Norwegian em mais de 50% desde o início do ano.

Os resultados positivos encerram um período difícil para a Norwegian, cuja rápida expansão a sobrecarregou com dívidas demais.

PUBLICIDADE

Como muitas companhias aéreas, a transportadora foi duramente atingida pela pandemia e foi praticamente forçada à insolvência, período em que reduziu sua malha aérea, se desfez de sua frota de Boeing 787 Dreamliners e reformulou sua estratégia de negócios.

O recente retorno da Norwegian tem se baseado no Boeing 737, uma aeronave menor, para voos regionais, além de nos turboélices que adquiriu com a compra da Widerøe da Noruega.

Essa transportadora conecta cidades maiores como Oslo a aeroportos menores espalhados pela Noruega, incluindo rotas de operação de serviço público que ajudam a equilibrar o impacto da demanda sazonal.

PUBLICIDADE

A Norwegian planeja expandir sua frota de 87 para 90 aeronaves antes da temporada de viagens de verão na Europa no meio do ano. As reservas parecem “encorajadoras” e melhoraram em comparação com os últimos dois anos, disse em comunicado.

As ações da Norwegian avançaram mais de 10% em Oslo, após subirem até 14% anteriormente. A empresa anunciou que planeja um dividendo de 0,6 coroa por ação para 2023.

Enquanto isso, a empresa que assumiu grande parte da frota de Boeingh 787 da Norwegian, a Norse Atlantic ASA, ainda tenta fazer o modelo de longa distância com desconto funcionar. Suas ações caíram quase pela metade desde atingirem uma alta de 23,80 coroas em setembro.

A Norse levantou capital em novembro e disse que está em negociações com uma grande companhia aérea para vender uma participação em seus negócios.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Crise da Boeing ganha novo capítulo com pressão de trabalhadores por aumento de 40%

Ícone da aviação low cost, Ryanair pode pagar bônus de € 100 milhões a CEO