Embraer fecha parceria com Adani para produzir aeronaves na Índia

Empresa brasileira e conglomerado do bilionário Gautam Adani assinaram um memorando de entendimento para colaborar na produção de aviões, em cadeia de suprimentos, serviços de pós-venda e treinamento de pilotos

Por

Bloomberg — A Embraer e conglomerado do bilionário Gautam Adani anunciaram uma parceria para a construção de aeronaves na Índia, no que seria a primeira fábrica de aviação civil do país.

A Adani Enterprises e a Adani Defence & Aerospace, de capital fechado, assinaram um memorando de entendimento com a Embraer para colaborar na fabricação de aeronaves, cadeia de suprimentos, serviços de pós-venda e treinamento de pilotos, informou o grupo indiano em um comunicado na terça-feira (27).

O acordo, que ainda não definiu o tipo de aeronave que será construída, impulsionará as iniciativas de conectividade aérea regional da Índia.

“A Índia é um mercado fundamental para a Embraer, e essa parceria combina nossa experiência aeroespacial com a forte capacidade industrial da Adani”, disse o CEO de aviação comercial da Embraer, Arjan Meijer, no comunicado.

Leia também: CEO da Embraer diz que crise de supply chain ‘acabou’, mas mantém projeção cautelosa

A colaboração dá um grande impulso ao plano da administração liderada por Narendra Modi de tornar a Índia um centro de fabricação, atraindo empresas estrangeiras que produzem de smartphones a aeronaves comerciais. É também uma nova linha de negócios para o conglomerado de portos e energia, que até agora se limitava a operar aeroportos locais.

Meijer disse aos repórteres em Nova Délhi que era muito cedo para especificar um investimento.

Jeet Adani, diretor da Adani Defence e filho mais novo de Gautam, disse que o grupo estava considerando alguns locais para a nova instalação e esperava que os detalhes fossem finalizados nos próximos meses.

Jeet Adani disse à Bloomberg News no mês passado que o grupo estava explorando a fabricação de aeronaves por meio de parcerias com empresas globais, mas não havia dado mais detalhes.

Embora a fabricante brasileira de aviões esteja em discussões com a companhia aérea regional Star Air para até 20 aeronaves, ela tem a ambição de aumentar sua presença no país.

Leia também: Star Air, da Índia, avalia compra de US$ 1 bilhão em jatos da Embraer, segundo fontes

A Embraer inaugurou seu escritório na Índia em Nova Delhi em outubro passado. Cerca de 50 aeronaves da Embraer estão operando na Índia nos segmentos comercial, de defesa e de negócios, de acordo com o comunicado.

Veja mais em bloomberg.com