Com produtos para peles negras, dermatologista americana forma novo mercado

A dermatologista Naana Boakye identificou uma lacuna no setor de beleza e passou a ser formuladora, desenvolvendo soluções personalizadas para pele negra para o cantor John Legend e a tenista Naomi Osaka

cantor John Legend, um dos artistas parceiros da marca
Por Lebawit Lily Girma
15 de Outubro, 2023 | 09:55 AM

Bloomberg — A dermatologista Naana Boakye fez uma apresentação via Zoom durante a pandemia da covid-19 que foi uma alavanca na sua carreira. Martin Ekechukwu, diretor de estratégia da A-Frame Brands, uma empresa sediada em Los Angeles fundada em 2019 para desenvolver marcas de cuidados com a pele lideradas por celebridades, estava na call. Ele sentiu que a expertise e o background de Boakye a tornariam a escolha perfeita.

Agora, como diretora médica da A-Frame Brands, Boakye formulou três linhas de produtos de cuidados com a pele de celebridades negras que entraram no mercado nos últimos dois anos.

Loved01 (pronunciado Loved One), do cantor John Legend lançado em fevereiro, é um hidratante destinado a hidratar a pele rica em melanina. Proudly, do astro do basquete Dwyane Wade e sua esposa Gabrielle Union, lançado em abril de 2022, oferece cuidados com a pele e o cabelo para bebês. Ele prioriza o uso de ingredientes à base de plantas ricos em umidade. Kinlò — uma palavra derivada das palavras japonesas e haitianas para ouro — é da fenomenal tenista Naomi Osaka. É uma linha de proteção solar voltada para pessoas de cor, desmistificando o mito de que a pele com mais melanina não precisa de proteção contra os raios ultravioleta. Foi lançada em setembro de 2021.

“É uma especialista e muito respeitada em sua prática”, disse Ari Bloom, co-fundador e CEO da A-Frame Brands, em um comunicado por email sobre a escolha de sua empresa em trabalhar com Boakye. “Ela é pessoal e profissionalmente dedicada a resolver os problemas que mais importam. Isso é relevante não apenas para a equipe da A-Frame, mas tem sido fundamental na parceria da médica com parceiros talentosos como os Wades, Naomi e John.” A-Frame é co-proprietária e parceira de equidade em cada marca com as respectivas celebridades co-fundadoras.

PUBLICIDADE

“Até 2050, 47% da população será branca não hispânica”, diz Boakye, referindo-se às projeções da população dos EUA. “Precisamos de mais dermatologistas de cor para, basicamente, tratar toda essa comunidade mista.” Apenas 3% dos dermatologistas nos EUA são negros e apenas 4% se identificam como hispânicos.

Mas formular produtos de cuidados com a pele para celebridades negras para a A-Frame Brands é apenas um dos papéis de Boakye. Ela também administra uma clínica particular em Englewood Cliffs, Nova Jersey, onde oferece um espectro completo de tratamentos médicos relacionados à pele.

E ela está desenvolvendo sua própria linha de cuidados com a pele, que, segundo ela, será lançada no início de 2024.

PUBLICIDADE

Boakye se interessou por dermatologia aos 14 anos, depois que sua mãe desenvolveu acne severa e Boakye a acompanhou ao consultório do médico.

Seus pais são médicos que se formaram em Gana e se mudaram com seus filhos para os EUA para residências médicas. Seu primo e mentor, o Dr. Andrew Alexis, é um dermatologista reconhecido. Ele é atualmente vice-presidente de diversidade e inclusão na Weill Cornell Medicine em Nova York e ex-diretor do Skin of Color Center no Mount Sinai Hospital, uma das primeiras clínicas dos EUA especializadas em cuidados dermatológicos para pessoas negras.

Dermatologista formulada

A abordagem distinta de Boakye para desenhar uma linha de cuidados com a pele, diz ela, é um pouco como fazer uma receita. “Sinto que estou cozinhando quando estou fazendo esses produtos”, diz Boakye, que adora cozinhar.

Após mais de 15 anos tratando mais de 18 mil pacientes como dermatologista certificada, ela adota uma abordagem de escolha de ingredientes.

“Penso em algumas das condições comuns que vemos em nossa prática. Pense nos ingredientes que colocamos em nossa pele que são prejudiciais”, diz ela. “Não queremos muitos produtos com fragrância ou alérgenos que possam irritar ainda mais.” Esse conhecimento e preocupação, ela acrescenta, diferenciam a A-Frame Brands de outras.

“Você realmente pode pagar — após fazer testes de contato — para obter aquele selo de ‘aprovado por dermatologista’, mas isso não significa que foi realmente formulado por um dermatologista”, diz ela. Ou, “Você poderia fazer do meu jeito: estamos realmente escolhendo cada ingrediente como se estivéssemos cozinhando ou criando uma receita. Essa é a diferença.”

Com cada marca de cuidados com a pele, a celebridade começa com uma lista do que deseja que o produto aborde. Boakye então trabalha com a equipe de desenvolvimento de produtos dessa marca semanalmente para falar sobre novos produtos que estão pensando em lançar — e a ciência por trás de cada um.

PUBLICIDADE

Pegue o protetor solar tonalizado Kinlò Golden Rays SPF 50 da Osaka (US$20 no Walmart). O produto três em um serve como base, protetor solar e hidratante, com tons de marrom claro, médio e escuro. Todas as formulações da linha aderem a três ingredientes principais: óleo de jojoba, óleo de semente de girassol e chá verde.

“A luz ultravioleta do sol apenas esgota a sua pele, e eu queria ingredientes que pudessem hidratar. Por isso, quis usar o óleo de jojoba, que não causa acne. O óleo de semente de girassol tem ótimas propriedades de amônia,” diz Boakye. “Mas então, também precisamos de antioxidantes porque o sol - novamente, apenas está esgotando nossa pele de todos os nossos antioxidantes - então o chá verde é um fantástico antioxidante que ajuda a manter nossa pele saudável.” O protetor solar é seguro para os recifes e resiste à água por até 80 minutos.

Os produtos da Legend são livres de parabenos, glúten, óleo mineral e silicones. Nem todos esses ingredientes são prejudiciais, ela diz, mas eliminá-los atende aos desejos da comunidade. O hidratante corporal Loved01 (a partir de US$10, disponível nas lojas CVS e Walmart) tem uma consistência semelhante à manteiga e é leve e duradouro. Também contém óleo de espinheiro marítimo, uma planta encontrada no sudeste asiático que é rica em antioxidantes e conhecida por hidratar a pele.

“Com os Wades, quando tiveram Kaavia em 2018 [quarto filho biológico de Dwayne Wade e o primeiro de Gabrielle Union] ela teve muitos problemas de pele e eles não conseguiram encontrar uma linha de produtos para bebês”, diz Boakye.

PUBLICIDADE

A acidez dos tipos de pele também é crítica ao formular linhas, diz Boakye, porque alta acidez pode levar a infecções. “É aqui que ser dermatologista e dar essa informação à equipe de desenvolvimento de produtos é realmente importante”, diz Boakye. “Então, para todas as linhas, mas mesmo com a linha do John, apenas garantindo que a barreira da pele esteja saudável - estou sempre perguntando: ‘Qual é o pH? Temos XYZ aqui só para garantir que estamos hidratados e o pH está sólido?’”

De médica a formuladora

Boakye remonta ao seu tempo de residência na SUNY Downstate no Brooklyn, Nova York, como um momento decisivo em sua carreira após se formar na faculdade de medicina da Temple University em 2008. “É uma população muito diversa, e foi assim que me interessei por pele de cor - porque estava tratando pessoas que pareciam comigo”, ela diz. Ela trabalhou tanto em clínicas do Medicaid quanto em clínicas que aceitavam seguro.

A partir daí, ela completou uma bolsa de estudos cosmética de um ano e trabalhou em várias práticas de grupo em Millburn e Hackensack, ambas no norte de Nova Jersey. “Eu sabia saindo da minha bolsa de estudos que queria começar minha própria prática, porque meu pai, sendo ginecologista, sempre teve sua própria prática no Bronx - e eu queria seguir os passos do meu pai. Mas eu precisava aprender o negócio.”

Quatro anos depois, ela abriu sua prática, Bergen Dermatology - nomeada após o condado onde seu escritório está localizado.

PUBLICIDADE

“Eu chamo minha prática de modelo da ONU”, diz Boakye. Ela diz que sua experiência visitando Gana a expôs a várias culturas e pessoas, assim como sua prática compreende uma população diversa de todos os tons de pele.

Boakye adota o que ela chama de abordagem de “dermatologia de estilo de vida” com seus pacientes, abordando sua necessidade de manter a saúde da pele, prestando atenção à nutrição, sono e exercício.

PUBLICIDADE

Seus pacientes inspiraram sua primeira tentativa de formular uma linha de cuidados com a pele.

De 2015 a 2016, Boakye diz que viu muita dermatite de contato - pacientes que entravam com o que ela diz serem erupções cutâneas estranhas que se desenvolviam devido à exposição a alérgenos. “Eu faria testes de adesivo neles. ‘Sabe de uma coisa? Você é alérgico a este ingrediente, este ingrediente, este ingrediente.’ E eles diriam, ‘Que hidratante devo usar, Dra. B?’ E eu simplesmente não estava satisfeita com algumas das formulações atuais no mercado.”

Após discutir o problema com suas irmãs na cozinha de sua mãe, ela começou a desejar que a manteiga de karité que todas elas haviam crescido usando em Gana estivesse disponível para seus pacientes. A textura espessa e crua da manteiga de karité ganesa a tornaria difícil de aplicar; teria que ser derretido.

PUBLICIDADE

Então as irmãs criaram sua própria mistura de manteiga de karité com uma variedade de ingredientes e eventualmente a levaram para um laboratório para produção: incluía óleo de coco orgânico não refinado, azeite e óleo de palma sustentável de origem da fazenda de seu pai em Gana - todos ingredientes naturais e ricos para ajudar a hidratar a pele.

As irmãs agora são co-proprietárias da Karité, que oferece um creme corporal, um creme para as mãos e um bálsamo labial que são vendidos no mercado dos EUA e estão acessíveis na loja online da marca, bem como em mercados como Detox Market e Amazon. Em seu site, elas explicam que sua formulação difere de outras manteigas de karité no mercado, “que muitas vezes têm baixas concentrações de manteiga de karité altamente processada e refinada, bem como produtos químicos prejudiciais à pele e ingredientes sintéticos.”

O fator celebridade

Desenhar linhas de cuidados com a pele para celebridades traz muita atenção que pode se traduzir em vendas, mas Boakye diz que a fama não subirá à sua cabeça. Formular produtos de cuidados com a pele é algo que ela gosta de fazer como um hobby, diz ela, enquanto isso a ensina mais sobre ingredientes.

PUBLICIDADE

Ver os produtos ganharem vida - desde a conceituação até a encomenda de suprimentos, recebendo-os e lançando o produto - pode levar até 12 meses.

Ainda assim, o mundo precisa de mais uma linha de cuidados com a pele de celebridade ou de mais um protetor solar tonalizado para pele negra? (Outros no mercado para pele de cor incluem Ilia Beauty e BareMinerals).

“Quais são os ingredientes ali? O que eles estão resolvendo - por que eles lançaram isso? Eu acho que, enquanto houver uma razão para esta marca, então faz sentido”, responde Boakye.

PUBLICIDADE

Isso não significa descartar seus antigos produtos Oil of Olay. Boakye diz que ainda mantém a marca em seu banheiro, entre outras. Trata-se de usar um pouco de tudo, não apenas o que ela produz.

Quanto ao desafio de ser uma dermatologista para celebridades, Boakye diz que é principalmente sobre agendamento - o que sua equipe cuida.

“Todos eles têm sido fenomenais. Eles realmente estão envolvidos”, diz ela. “Eles obviamente contam comigo para a ciência porque não têm esse background, mas uma das vantagens é que eles têm a plataforma. Todos os olhos estão virados para eles.”

Veja mais em bloomerg.com

Leia também:

Ariana Grande quer recuperar controle de sua marca de beleza por US$ 15 milhões