Fundo do BTG Pactual disputa linha de transmissão da Brookfield, dizem fontes

Segundo pessoas que falaram com a Bloomberg News, fundo de infraestrutura do banco brasileiro está entre os potenciais interessados na linha de transmissão Mantiqueira, controlada pela Quantum Participações, da gigante global

BTG Pactual
Por Vinícius Andrade - Cristiane Lucchesi
08 de Outubro, 2025 | 03:15 PM

Bloomberg — Um fundo de infraestrutura do BTG Pactual (BPAC11) está entre os investidores que disputam a compra de uma linha de transmissão de energia no Brasil pertencente à Brookfield Asset Management, segundo pessoas com conhecimento do assunto que falaram com a Bloomberg News.

O fundo avançou para a segunda fase do processo de venda da linha de transmissão Mantiqueira, controlada pela Quantum Participações, empresa da Brookfield, de acordo com essas pessoas, que pediram para não serem identificadas, pois as negociações não são públicas.

PUBLICIDADE

Também participam da disputa a State Grid, o Grupo Energía Bogotá (GEB) e um consórcio formado pela Taesa (TAEE11) e pela Cemig (CEMIG4).

Leia também: De cinema e aeroporto a hospital: Eletrobras começa a se ‘livrar’ de legado estatal

A Bloomberg News havia informado em junho que a State Grid e o GEB estavam em negociações pelo ativo e haviam contratado assessores financeiros.

PUBLICIDADE

O processo de venda está sendo conduzido pelo Banco Itaú BBA e pelo Bradesco BBI, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto que falou em março.

BTG, Taesa e Brookfield não quiseram comentar. State Grid e Cemig não retornaram pedidos de comentários.

“O Brasil continua sendo um mercado-chave dentro da estratégia de crescimento do grupo e monitoramos e avaliamos continuamente oportunidades potenciais que podem fortalecer nossa presença regional e criar valor a longo prazo”, disse a gerente de finanças e relações com investidores da GEB, Karen Bibiana Guzman Vanegas, em uma declaração à Bloomberg News.

PUBLICIDADE

Criada em 2017, a Quantum foi fundada para administrar o fundo Brasil Energia, da Brookfield, que investe no setor de transmissão elétrica. A empresa é responsável por concessões que envolvem a construção, operação e manutenção de mais de 3.000 quilômetros de linhas de transmissão.

O projeto Mantiqueira inclui mais de 1.200 quilômetros de linhas de transmissão que atravessam 50 municípios de Minas Gerais, além de 18 subestações.

-- Reportagem atualizada em 08/10/2025, às 17h40, com comentários do GEB no sétimo parágrafo.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Energisa contrata BTG Pactual para vender linhas de transmissão, dizem fontes

Iberdrola compra participação de 30% da Previ na Neoenergia por R$ 12 bilhões