Americanas muda CFO na reta final de esperada saída da recuperação judicial

Sebastien Durchon, ex-CFO do Carrefour Brasil e ex-CFO e ex-CEO do Dia, substitui Camille Loyo Faria no comando financeiro. Executiva conduziu o processo de negociação com credores em plano depois aprovado e atualmente sendo executado

Por

Bloomberg Línea — A Americanas (AMER3) anunciou a saída de Camille Loyo Faria do cargo de CFO e diretora de RI e nomeação de Sebastien Durchon a partir desta segunda-feira (1º).

Camille, ex-executiva do Morgan Stanley e do Bank of America, assumiu em fevereiro de 2023 no auge da crise da revelação do rombo contábil de R$ 43 bilhões em uma das mais tradicionais redes varejistas do país e liderou a reestruturação que levou ao primeiro Ebitda positivo no segundo trimestre de 2025.

Anteriormente, já havia conduzido um dos processos de recuperação judicial da Oi.

A executiva vai prestar assessoria à Americanas em processos competitivos, como o de venda da Uni.co (detentora das marcas Imaginarium, Puket, Love Brands, Casas Mind) à BandUP!.

Leia mais: De rivais a aliadas: Americanas e Magalu fecham acordo de integração para vendas

A empresa também conduz processos de venda de outros ativos, incluindo a rede Hortifruti Natural da Terra (HNT), adquirida por R$ 2,1 bilhões em 2021.

Durchon, com 27 anos de experiência, foi CFO do Carrefour Brasil, em que liderou o IPO (oferta inicial de ações) e a integração do Grupo Big, e depois CEO do Dia, conduzindo um processo de turnaround (veja mais abaixo).

A mudança ocorre meses após Fernando Dias Soares assumir como CEO em outubro, em substituição a Leonardo Coelho. A varejista projeta sair da recuperação judicial no primeiro semestre de 2026.

Soares veio da vice-presidência de operações da própria Americanas e tem passagens pela presidência da Domino’s Pizza no Brasil e pela AB-Inbev.

Leia mais: CEO da Americanas vê fim de recuperação judicial em 2026 e retoma aposta em crédito

A troca de CFO marca mais um capítulo na transformação da Americanas. Camille assumiu o cargo no momento em que a empresa enfrentava pressão de credores e fornecedores sem ter sequer uma lista completa de suas dívidas.

Em entrevista à Bloomberg News em abril de 2024, ela definiu seu trabalho como “terra arrasada” e disse contar com “uma calma estranha em momentos de estresse elevado”.

Perfil do novo CFO

Durchon chega à Americanas com currículo considerado sólido no setor de varejo, segundo fontes ouvidas pela Bloomberg Línea.

Francês formado pela HEC Paris, iniciou sua carreira na auditoria Mazars e fundou a consultoria Consomind.

Entre 2014 e 2021, atuou como CFO (Chief Financial Officer) do Carrefour Brasil, período em que conduziu o IPO da operação brasileira da rede francesa e liderou a complexa integração do Grupo Big, adquirido em 2021.

Mais recentemente, Durchon foi protagonista de um turnaround no Dia. Assumiu como CFO em agosto de 2023 e, poucos meses depois, em março de 2024, tornou-se CEO da operação brasileira da rede de supermercados espanhola.

Sob seu comando, o Dia estruturou e executou um plano de recuperação que incluiu o fechamento de 342 lojas e a racionalização de operações deficitárias.

Em agosto de 2025, Durchon deixou o Dia e ingressou na Americanas como vice-presidente financeiro.

Agora, com a promoção a CFO e diretor de RI, terá a missão de conduzir a fase final da recuperação judicial e reposicionar estrategicamente a companhia.

Leia também

AMMO, dona da mmartan, busca aval de credores para plano de recuperação judicial