Adeus dedos laranjas: PepsiCo aposta em linha de Doritos e Cheetos sem corante

Reformulação ocorre em meio à pressão regulatória e de investidores para que a PepsiCo simplifique o portfólio e amplie a oferta de produtos mais saudáveis

Por

Bloomberg — Uma nova linha de Cheetos e Doritos não deixará os dedos de ninguém alaranjados.

A PepsiCo lançou versões “nuas” de seus populares salgadinhos que eliminam os corantes artificiais, como parte de seu esforço para promover opções mais saudáveis.

Os produtos - comercializados como “Simply NKD” - não têm nenhum corante adicionado, deixando-as com um amarelo pálido natural em vez dos tons brilhantes pelos quais as marcas são conhecidas.

Leia também: Skittles sem brilho: Mars elimina composto químico controverso de balas coloridas

Os salgadinhos foram projetados para ter o mesmo sabor do original, mas com uma aparência nova que a empresa aposta que interessará aos consumidores, de acordo com Rachel Ferdinando, diretora executiva da PepsiCo Foods US.

“Não foi baseado em dados ou tendências do consumidor”, disse ela. “Nenhum insight jamais sugeriria a remoção da cor do Doritos ou do Cheetos, porque esses são os favoritos dos fãs.”

As empresas alimentícias têm trocado os corantes sintéticos por corantes naturais em meio à pressão do Secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr. e do movimento “Make America Healthy Again” que ele lidera.

A PepsiCo já tem uma linha Simply que inclui Doritos e Cheetos sem corantes artificiais, mas eles têm sabores ligeiramente diferentes das versões originais. A linha NKD tenta reproduzir o mesmo sabor dos salgadinhos tradicionais, mas sem adição de corantes.

A PepsiCo também enfrenta uma campanha de investidores ativistas por parte da Elliott Investment Management, que adquiriu uma participação de US$ 4 bilhões na empresa.

Leia também: Fabricantes de sorvete prometem remover corantes artificiais até 2028 nos EUA

A Elliott solicitou que a PepsiCo revisasse e simplificasse seu portfólio de salgadinhos e se desfizesse de ativos de baixo desempenho.

Muitos dos salgadinhos mais populares da PepsiCo não se enquadram na crescente categoria de alimentos “melhores para você”, embora a empresa tenha expandido suas ofertas mais saudáveis, incluindo o homus Sabra e os chips sem grãos Siete.

Em seu trimestre mais recente, a empresa relatou uma queda de 4% no volume de sua divisão de alimentos na América do Norte.

As ações da PepsiCo caíram 5% no ano, em comparação com um aumento de 16% no S&P 500.

Para os fãs dos Doritos e Cheetos originais, que ainda estão sendo fabricados, essas versões serão uma grande mudança quando chegarem às lojas dos EUA em 1º de dezembro.

Os NKD Flamin’ Hot Cheetos são de um amarelo pálido que deixa um pó branco nos dedos, ao contrário do vermelho alaranjado profundo dos Cheetos picantes tradicionais. Da mesma forma, o NKD Nacho Cheese Dorito se parece com um salgadinho de milho tradicional e não deixa manchas alaranjadas.

A PepsiCo testou a linha NKD com provadores especializados que experimentaram os chips sob luzes vermelhas especiais que os impediam de ver a cor do chip.

Leia também: Kraft Heinz diz que removerá corantes artificiais de alimentos nos EUA até 2027

“Se você fechar os olhos, terá a mesma crocância e o mesmo sabor”, disse Ferdinando.

Às vezes, as empresas tiveram que voltar atrás depois de suavizar as cores de seus produtos. A General Mills voltou a colocar corantes artificiais em seu cereal Trix em 2017, depois que os consumidores reclamaram de sua versão naturalmente colorida.

Este ano, a empresa disse que removeria os corantes sintéticos de todos os cereais dos EUA.

A PepsiCo também viu pouco entusiasmo pela Crystal Pepsi, uma cola transparente lançada no início da década de 1990 e descontinuada logo depois.

A cor molda a percepção que os consumidores têm dos alimentos antes de comê-los, disse Renee Leber, cientista de alimentos do Institute of Food Technologists.

Por exemplo, as pessoas geralmente consideram que um sorvete de morango de cor mais clara não tem um sabor tão intenso quanto um de cor vermelha mais intensa, disse ela.

“Se você mantiver o mesmo sabor, mas ajustar a aparência, isso pode afetar a percepção de frescor das pessoas”, disse Leber.

Mas Ferdinando disse que as pessoas estão buscando cada vez mais transparência em relação ao que está em seus alimentos.

“Vemos que as preferências dos consumidores estão se voltando para menos ingredientes, mais opções alternativas, portanto, não vemos isso como um risco”, disse ela.

Leia também: ‘Não recomendado para humanos’: Texas avalia rótulo polêmico para Doritos e M&Ms

A PepsiCo desenvolveu os chips em cerca de oito semanas, de acordo com Ferdinando.

A empresa tem se movimentado rapidamente para reformular amplamente seu portfólio e oferecer mais opções para consumidores preocupados com a saúde, incluindo produtos com mais proteínas e “rótulos limpos” com listas de ingredientes mais curtas.

Veja mais em bloomberg.com