Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!
O mercado de automóveis deve ganhar fôlego após o governo federal aprovar a redução de alíquotas do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros mais eficientes, além de zerar temporariamente o tributo para modelos compactos 1.0 produzidos no Brasil – antes conhecidos como “populares”.
Grandes grupos que fabricam carros de entrada no país, como Stellantis, Volkswagen, General Motors e Hyundai, devem ser os principais beneficiados.
Do lado da demanda, consumidores vão comprar automóveis mais baratos, ao passo que as locadoras devem ter perdas de rentabilidade com a queda esperada dos preços dos seminovos, segundo fontes ouvidas pela Bloomberg Línea.
⇒ Leia mais: Redução do IPI de ‘carro popular’ é alívio para indústria e novo revés a locadoras
No radar dos mercados
Os futuros de ações dos EUA subiam nesta manhã de segunda-feira (21) antes de uma semana movimentada de divulgação de resultados, que incluirá os balanços da Tesla e da Alphabet, e na esteira de números já conhecidos.
- Eleição no Japão. O iene se fortaleceu após o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, prometer permanecer no poder mesmo depois da derrota nas eleições do seu partido e da coalizão governista para a Câmara Alta. A moeda se valorizou até 0,7% em relação ao dólar, antes de devolver parte dos ganhos.
- Impactos das tarifas nas ações. Os riscos tarifários já estão precificados nas ações europeias do ponto de vista de impactos nos resultados, de acordo com Helen Jewell, da BlackRock, que disse ver uma recuperação na ausência de um choque comercial a partir do começo de agosto com um potencial acordo.
- Sinais fracos da China. O crescimento dos salários na China desacelerou no segundo trimestre para o ritmo mais fraco desde a pandemia, segundo um indicador alternativo compilado pelo Goldman Sachs, o que revela novo obstáculo para um consumo mais forte no país, à medida que os riscos no exterior aumentam.
→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje
🔘 As bolsas na sexta-feira (18/07): Dow Jones Industrials (-0,32%), S&P 500 (-0,01%), Nasdaq Composite (+0,05%), Stoxx 600 (-0,01%), Ibovespa (-1,61%)
LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →
🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →
Destaques da Bloomberg Línea:
• AGU pede investigação de ‘insider trading’ no mercado de câmbio sobre tarifas
• JPMorgan expande área de research para empresas privadas e começa com OpenAI
• Big techs estão tomando o poder. E os EUA de Trump aceleram isso, diz pesquisadora
→ E mais na versão e-mail do Breakfast:
• Também é importante: Próximo Neymar? Plataforma identifica talentos no Brasil com uso de IA em vídeos | Block, de Jack Dorsey, entrará para o S&P 500, em novo marco para ativos digitais
• Opinião Bloomberg: Lula se beneficiou das tarifas de Trump. Mas ainda precisa costurar um acordo
• Para não ficar de fora: CEO de empresa flagrado com diretora de RH em show do Coldplay pede demissão
⇒ Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.