Nova ofensiva no e-commerce

Também no Breakfast: Mercado Livre testa venda direta em farmácia em SP | EUA liberam US$ 20 bi para conter crise na Argentina | O novo modelo de IA criado pelo iFood e pela Prosus

Por

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Uma das principais plataformas de e-commerce no Brasil, a asiática Shopee tem adotado uma estratégia que combina investir em entregas mais rápidas e a criação de lojas oficiais de marcas, em uma forma de competir com outros gigantes globais, como Mercado Livre e Amazon.

No primeiro semestre, a varejista controlada pela holding Sea, de Cingapura, aumentou em 25% o número de lojas oficiais, alcançando 1.000 parceiros nessa frente.

Entre as novatas por lá, estão empresas como Samsung, Electrolux, Calvin Klein, Simple Organic e GoPro.

É uma maneira encontrada pela empresa para aumentar a diversidade de produtos disponíveis e ganhar mercado também entre os tickets maiores, uma vez que as próprias marcas já estabelecidas vendem seus produtos por meio da Shopee e têm produtos de maior valor.

⇒ Leia mais: Na Shopee, entrega rápida e lojas oficiais reforçam estratégia para avançar no Brasil

No radar dos mercados

As ações globais operam perto da estabilidade nesta sexta-feira (10), após uma semana marcada por fortes oscilações e dúvidas sobre a durabilidade da recente disparada dos mercados.

- Stellantis mira recuperação. Os embarques da montadora cresceram 13% no terceiro trimestre, com impulso da recuperação na América do Norte, onde as entregas avançaram 35%. Enquanto isso, sindicatos europeus alertam para possíveis fechamentos de fábricas após queda de 36% na produção italiana.

- Impeachment no Peru. O Congresso destituiu a presidente peruana Dina Boluarte. José Jerí, chefe do parlamento, assumiu o cargo e deverá completar o mandato até 2026. O impeachment de Boluarte, envolvida em escândalos e investigações, marca a oitava saída forçada de um presidente do país em uma década.

- Nobel da Paz. A líder da oposição na Venezuela María Corina Machado venceu o Prêmio Nobel da Paz de 2025 por sua luta pacífica pela democracia e pelos direitos civis. O comitê destacou seu papel em unir a oposição e resistir ao autoritarismo de Nicolás Maduro.

→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

🔘 As bolsas ontem (09/10): Dow Jones Industrials (-0,52%), S&P 500 (-0,28%), Nasdaq Composite (-0,08%), Stoxx 600 (-0,43%), Ibovespa (-0,31%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Mercado Livre testa venda direta em farmácia em SP e aguarda aval para marketplace

EUA compram pesos e liberam US$ 20 bi em swaps para conter crise na Argentina

Cacau brasileiro sustentável ganha tração na Nestlé. E com mais produção e lucros

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: iFood e Prosus criam modelo proprietário de IA para atender pedidos via WhatsApp | Da promessa à crise: as 3 semanas que colocaram a Ambipar perto da recuperação judicial

• Opinião Bloomberg: Falta de apetite por risco faz Broadway viver paradoxo que pode explicar seu declínio

• Para não ficar de fora: Fintechs argentinas adotam o modelo Pix com o crescimento do turismo brasileiro

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor sênior, Brasil), Daniel Buarque (Editor-assistente, Brasil) e Naiara Albuquerque (Editora-assistente, Brasil)