Minério de ferro sobe com sinais de melhora da demanda por aço na China

Retomada da demanda vem após medidas anunciadas pelo governo chinês destinadas a diminuir o excesso de oferta de imóveis residenciais

Aço chinês
Por Bloomberg News
22 de Maio, 2024 | 09:34 AM

Bloomberg — Os futuros de minério de ferro atingiram o nível mais alto desde o início de março, diante de sinais de recuperação no mercado de aço da China.

O preço médio do vergalhão de aço, usado na construção, sobe pela sexta semana consecutiva no mercado à vista chinês.

E os estoques do produto siderúrgico estão abaixo da média para esta época do ano, de acordo com dados da Steelhome, embora os estoques de minério de ferro permaneçam elevados.

Leia mais: Brasil, México e Chile elevam tarifas sobre aço da China após ‘invasão’ do mercado

PUBLICIDADE

O humor do mercado melhorou na semana passada depois que o governo chinês anunciou um novo pacote de resgate para o setor imobiliário.

As medidas – destinadas a diminuir o excesso de oferta de imóveis residenciais – têm alcance limitado, mas mostram o interesse renovado do governo em resolver a crise do setor que se arrasta há anos.

“A nova rodada de estímulo imobiliário está apoiando os metais ferrosos”, disse a Citic Futures em nota. “O foco do estímulo mais recente é resolver o excesso de oferta de moradia, portanto o impacto direto sobre a demanda por aço será limitado por enquanto.”

O minério de ferro subiu até 1,8% nesta quarta-feira (22) em Singapura, para US$ 122,90 a tonelada. Os futuros de vergalhão de aço em Xangai atingiram a cotação mais alta desde fevereiro, e os de bobinas de aço laminado a quente também avançaram.

Veja mais em bloomberg.com