Ibovespa volta a subir e ultrapassa 184.000 pontos à espera de decisão do Copom

Bolsas internacionais avançam impulsionadas por ações de empresas de tecnologia após resultados acima do esperado da ASML

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) subia na manhã desta quarta-feira (28), caminhando para atingir um novo recorde nominal enquanto investidores aguardam a nova decisão do Copom sobre os juros no país.

O principal índice da B3 registrava alta de 1,21% por volta das 11h15, superando os 184.000 pontos pela primeira vez.

O dólar operava em queda no mesmo horário, ampliando perdas da véspera.

  • Ibovespa (IBOV): + 1,21% às 11h15, aos 184.220 pontos
  • Dólar comercial: - 0,35%, a R$ 5,19

As ações mais negociadas pela manhã são as da Raízen (RAIZ4), com alta de 15,56%, da Gol (GOLL54), que sobe 1,94% e da Cosan (CSAN3), com alta de 4,30%.

No exterior, ações de tecnologia dispararam após os resultados extraordinários da ASML Holding NV e da SK Hynix Inc. impulsionarem ainda mais o mercado de inteligência artificial.

O S&P 500 se aproximava da marca de 7.000 pontos na abertura dos mercados americanos. Os futuros do Nasdaq 100 subiram 0,8%, colocando o índice a um passo de seu recorde de outubro. O dólar avançou 0,3%, interrompendo uma queda de quatro dias que deixou a moeda em seu nível mais baixo em quase quatro anos.

As ações da ASML subiram em Amsterdã após os pedidos do quarto trimestre superarem em muito as estimativas. As ações asiáticas receberam um impulso com o SoftBank Group Corp. sinalizando negociações para investir US$ 30 bilhões na OpenAI. A demanda por memória de IA impulsionou um resultado muito acima do esperado para a SK Hynix. As vendas lentas da LVMH afetaram as marcas de luxo na Europa.

O clima otimista nos mercados de ações ocorre antes da mais recente decisão de política monetária do Federal Reserve, com os investidores esperando que as taxas de juros permaneçam inalteradas. Também serão divulgados na quarta-feira os resultados financeiros de três das sete gigantes do setor financeiro: Microsoft Corp., Tesla Inc. e Meta Platforms Inc.

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia mais

ASML supera estimativa de pedidos em sinal de força de apostas em infraestrutura de IA