Ibovespa sobe e dólar cai a R$ 5,50 com expectativa de corte de juros nos EUA

Payroll mais fraco que o esperado aumenta expectativa de que banco central americano reduza a taxa básica de juros

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em alta nesta segunda-feira (4), impulsionado pelo otimismo no exterior, onde a expectativa é de corte na taxa de juros dos Estados Unidos.

O principal índice da B3 avança 0,32%, aos 132.863 pontos. Já o dólar acompanha o desempenho global da moeda e recua 0,81% contra o real, cotado a R$ 5,50.

O movimento ocorre após a divulgação de um payroll mais fraco que o esperado na sexta-feira (1º). A leitura dos investidores é que o dado poderia levar o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a cortar juros para estimular a economia.

Após registrar a maior queda desde maio após o payroll no pregão de sexta-feira, o S&P 500, agora avança 1,15% na expectativa de cortes por parte do Fed.

A porcentagem de agentes de mercado que espera um corte já para a reunião de setembro subiu de 63% na semana passada 85% nesta semana, segundo ferramenta de monitoramento do CME Group.

“Estamos comprados em correções e otimistas para os próximos 12 meses”, escreveram estrategistas de ações do Morgan Stanley liderados por Michael Wilson em uma nota.

“Acreditamos que o Fed eventualmente fará a transição para cortes. Sexta-feira pode ter sido o único movimento de baixa por ora — até que novos dados fracos de emprego ou de crescimento comecem a surgir.”

Com informações da Bloomberg News.

Leia também

Bayer vai ampliar produção no Brasil para acelerar crescimento em Consumer Health

BP anuncia sua maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos na bacia de Santos