Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) estendeu os ganhos nesta segunda-feira (9), influenciado pela maior demanda de investidores estrangeiros por ativos fora dos Estados Unidos e pelo movimento positivo dos mercados em Nova York.
O principal índice da B3 avançou 1,80%, aos 186.241 pontos, voltando a superar o recorde nominal de fechamento. Já o dólar recuou 0,48%, cotado a R$ 5,1915.
Leia também: Raízen perde grau de investimento e contrata Alvarez & Marsal como assessor financeiro
Os ganhos na bolsa foram impulsionados pelas ações da Vale (VALE3), que avançaram 1,96%.
Os papéis da Petrobras (PETR3; PETR4) também subiram, refletindo o aumento dos preços internacionais do petróleo. As ações preferenciais da petroleira tiveram alta de 1,83%, e as ordinárias, de 2,03%.
Os bancos também influenciaram o movimento positivo do Ibovespa. O Itaú Unibanco (ITUB4) avançou 3,34%, enquanto o Bradesco (BBDC4) subiu 1,46%. O Banco do Brasil (BBAS3), que divulga seu balanço nesta semana, avançou 2,01%. O Santander Brasil (SANB11) teve alta de 5,98%.
A exceção entre os grandes bancos foi o BTG Pactual (BPAC11), que recuou 0,12%, depois da divulgação do resultado do quarto trimestre nesta manhã.
O banco registrou lucro líquido ajustado de R$ 4,6 bilhões no quarto trimestre, uma alta de 40% na comparação anual. O resultado ficou 1% acima do esperado no consenso de analistas consultados pela Bloomberg, mas parte dos investidores esperava um resultado melhor.
Na agenda do dia, o relatório Focus do Banco Central indicou ligeira queda de 3,99% para 3,97% na projeção de inflação para 2026, antes da divulgação do resultado do IPCA de janeiro, na terça-feira (10).
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, buscou reforçar a postura conservadora da autoridade monetária. Ele disse nesta segunda que a palavra-chave da política monetária é “calibragem” e que as expectativas de inflação acima do centro da meta (3%) incomodam.
No exterior, a recuperação das ações de tecnologia ligadas à inteligência artificial (IA) se estendeu nesta segunda-feira (9), impulsionando os índices.
O Nasdaq Composite, com grande peso de papéis do setor, subiu 0,90%, enquanto o S&P500 avançou 0,42%. O Dow Jones ficou perto da establiidade, com alta de 0,04%.
-- Com informações da Bloomberg News.
Leia também
BTG Pactual consolida crédito corporativo como motor de expansão em ano de recordes
Fim do selloff? Morgan Stanley vê ‘ponto de entrada atraente’ em ações de tech