Ibovespa opera em queda após declarações de Lula e decisão do Fed

Mais cedo, o governo americano divulgou que o núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) subiu 0,2% em maio na comparação mensal, abaixo do esperado pelo mercado

Ibovespa abre quarta-feira em queda, 12 de junho, com investidores no aguardo da decisão do Federal Reserve à tarde
12 de Junho, 2024 | 11:04 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta quarta-feira (12) com investidores atentos à economia americana, tanto pelos dados da inflação quanto pela decisão do Federal Reserve (Fed). Localmente, as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também afetam a Bolsa nesta manhã.

Às 15h01, no horário de Brasília, o principal índice dos mercados brasileiros tinha queda de 1,11%, aos 120.284 pontos.

PUBLICIDADE

No mesmo horário, o dólar subia 0,28% para 5,38.

O Federal Reserve manteve as taxas de juros dos Estados Unidos inalteradas na faixa de 5,25% a 5,5% ao ano. Apesar disso, o banco afirmou que deve fazer um corte nos juros ainda neste ano.

Mais cedo, o Departamento do Trabalho americano divulgou que o núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% em maio na comparação mensal, mostrando uma desaceleração da inflação na “margem”.

PUBLICIDADE

Leia mais: CPI: núcleo da inflação dos EUA sobe 0,2% em maio e fica abaixo do esperado

A mediana das projeções de economistas consultados pela Bloomberg apontava alta de 0,3% para o núcleo, em linha com o resultado em abril.

Na taxa anual, o núcleo subiu 3,4%, também abaixo da estimativa mediana de economistas consultados pela Bloomberg, que indicava desaceleração para 3,5%, versus 3,6% em abril. O número, no entanto, segue acima da meta de 2% perseguida pelo Fed.

PUBLICIDADE

Já o índice principal do CPI teve variação de 0,3% em maio, como havia sido registrado em abril; em 12 meses avançou 3,3%. O consenso da Bloomberg apontava altas de 0,1% e 3,4%, respectivamente.

O CPI é um dos principais índices de inflação monitorados pelo Federal Reserve.

Lula, nesta manhã, acrescentou às crescentes preocupações fiscais logo após o Senado rejeitar a proposta mais recente de seu governo para aumentar a receita pública.

PUBLICIDADE

“Aumento na arrecadação de impostos e a queda das taxas de juros permitirão a redução do déficit público sem comprometer a capacidade de investimento público,” disse Lula hoje, em um fórum de investidores na Arábia Saudita realizado no Rio de Janeiro.

Os traders, que estão cada vez mais céticos em relação aos planos do governo de aumentar a receita pública e à capacidade do banco central de reduzir as taxas de juros, reagiram imediatamente aos seus comentários. O real brasileiro enfraqueceu mais de 1%, enquanto o índice de ações Ibovespa caiu 1,3%.

As taxas de swap subiram mais de 20 pontos base em toda a curva. O curto prazo da curva de swaps do Brasil não precifica mais cortes na Selic. Em vez disso, os traders precificam quase 70 pontos base em aumentos até o final do ano.

- Com informações da Bloomberg News.

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.