Ibovespa hoje: bolsa sobe pelo segundo dia seguido, mas acumula perda na semana

Pesquisas eleitorais apontaram o favoritismo do presidente Lula à reeleição, enquanto o campo da direita segue instável após o anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) estendeu os ganhos nesta sexta-feira (19) apoiado pelo movimento positivo das bolsas globais, enquanto busca recuperação após a turbulência dos últimos pregões.

O principal índice da B3 subiu 0,35%, aos 158.473 pontos. No acumulado da semana, no entanto, o Ibovespa registrou baixa de 1,44% – a maior perda semanal em um mês.

Já o dólar continuou em trajetória de alta e subiu 0,12% contra o real nesta sexta-feira. A moeda chegou a operar no negativo após leilão de linha do Banco Central pela manhã, mas virou para alta ao longo do dia. Na semana, o dólar acumulou ganho de 2,19%.

Os movimentos refletem a tensão nos mercados, com investidores tentando antecipar cenários para as eleições. Pesquisas eleitorais divulgadas ao longo da semana apontaram o favoritismo do presidente Lula à reeleição, enquanto o campo da direita segue instável após o anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro.

Na véspera, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reafirmou apoio à candidatura de Flávio, enfraquecendo o “trade Tarcísio” que apostava no governador como candidato da direita em 2026.

No mesmo dia, o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, afirmou em entrevista ao Valor Econômico que a candidatura de Tarcísio à presidência não está “sepultada”.

A incerteza deve continuar no radar dos investidores até meados de abril, quando os candidatos estarão definidos.

Investidores acompanharam ainda a votação do Orçamento de 2026 nesta sexta-feira no Congresso, parte importante da agenda fiscal para o próximo ano. O Orçamento foi aprovado com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares.

Leia também: BofA espera ano positivo em bolsa e M&A no Brasil em 2026, diz presidente para LatAm

Entre as ações da bolsa, a maior alta desta sexta-feira foi da Braskem (BRKM5), que subiu 6,56%. Já a maior baixa foi da CSN Mineração (CMIN3), com queda de 4,01%.

No exterior, um rali das ações ligadas à inteligência artificial ajudou a manter as bolsas americanas no positivo. O S&P500 subiu 0,88% e a maior alta ficou com o índice de tecnologia Nasdaq Composite, que subiu 1,31%.

O destaque positivo ficou com a Oracle (ORCL), que subiu 6,63% após o anúncio de que a empresa lidera o grupo de investidores que irá comprar a operação do TikTok da ByteDance via a criação de uma joint-venture.

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia mais

TikTok cria joint venture com a Oracle nos EUA, mas ainda depende do aval da China

Busca por ‘hedge’ em dólar dispara com candidatura de Flávio Bolsonaro