Ibovespa cai com dados de emprego nos EUA no radar; dólar vai a R$ 5,28

Atividade da indústria no país recuou em abril, segundo o IBGE; nos EUA, índices abriram em alta depois de dados de emprego no setor privado mostrarem uma desaceleração

Ibovespa abre o pregão nesta quarta-feira, 5 de junho, em queda leve
05 de Junho, 2024 | 10:38 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) volta a cair na tarde desta quarta-feira (5), em dia marcado pela divulgação da produção industrial no Brasil em abril e novos dados da economia dos Estados Unidos no radar. Às 13h48, no horário de Brasília, o principal índice do mercado brasileiro caia 0,09%, aos 121.695 pontos.

O dólar, por sua vez, operava em alta de 0,08%, aos R$ 5,28.

Mais cedo, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram uma queda maior do que a esperada na produção industrial em abril deste ano. Segundo o IBGE, a queda foi de 0,5% na passagem de março para abril, interrompendo dois meses consecutivos de crescimento.

Com esses resultados, o setor ainda se encontra 0,1% abaixo do patamar pré-pandemia e 16,8% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011, de acordo com o IBGE.

PUBLICIDADE

Leia mais: As ações mais recomendadas para junho, segundo 12 bancos e corretoras

No mercado americano, as bolsas subiam. O S&P 500 recuperou a marca de 5.300 pontos, enquanto o Nasdaq 100 subiu 1,5%. Os rendimentos do Tesouro a 10 anos caíram três pontos-base, para 4,29%.

Os principais índices avançaram nas negociações iniciais depois que os dados mostraram que as contratações em empresas americanas cresceram em maio no ritmo mais lento desde o início do ano.

As vagas em folhas de pagamento privadas aumentaram em 152 mil no mês passado, de acordo com o Instituto de Pesquisa ADP, abaixo da estimativa mediana de 175 mil.

Os dados recentes indicam que o mercado de trabalho está esfriando, mas tem sido gradualmente por meio de uma contratação mais lenta em vez de cortes de empregos diretos.

As autoridades do Fed esperam que essa tendência continue para controlar a demanda e domar a inflação e levá-la à meta de 2% sem colocar milhões de pessoas fora do mercado de trabalho.

O relatório mensal de empregos — o payroll —, que sai na sexta-feira (7), deve mostrar que os EUA adicionaram 185 mil empregos em maio, enquanto a taxa de desemprego permaneceu estável.

- Com informações da Bloomberg News.

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.