Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) operava em queda nesta terça-feira (17), com os investidores mais pessimistas às vésperas da “Super Quarta”, quando os bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos divulgam a decisão da reunião de política monetária.
Às 15h34, no horário de Brasília, o principal índice dos mercados brasileiros caía 0,30%, aos 134.706 pontos. O dólar, por sua vez, tinha queda de 0,52%, aos R$ 5,48.
Os juros preocupam os traders hoje. Segundo a XP Investimentos, o cenário base é de início do ciclo de alta da Selic, com aumento de 0,25 ponto percentual para 10,75% na decisão de amanhã.
Nos Estados Unidos, é esperado um corte de 0,25 ponto percentual, embora analistas estejam divididos e também avaliem a possibilidade de um corte maior, de 0,50 ponto.
Mais cedo, dados mostraram que o Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) subiu 0,18% em setembro, abaixo dos 0,72% registrados em agosto. O índice acumula agora aumento de 2,54% no ano e de 4,25% nos últimos 12 meses. O IGP-10 calcula a variação dos preços entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.
Nos Estados Unidos, as vendas no varejo aumentaram inesperadamente em agosto, impulsionadas por compras online que mascararam resultados mais variados em outros comerciantes.
O valor das compras no varejo, sem ajuste pela inflação, cresceu 0,1% após um ganho revisado de 1,1% em julho, mostraram dados do Departamento de Comércio. Excluindo automóveis e postos de gasolina, as vendas avançaram pelo quarto mês consecutivo.
Cenário externo
As ações subiram após a divulgação dos dados de vendas no varejo, antes da decisão do Federal Reserve, mostrando que o consumidor dos EUA está se mantendo firme.
O S&P 500 avançou pelo sétimo dia consecutivo, caminhando para sua mais longa sequência de ganhos em cerca de um mês. O índice negociou apenas a alguns pontos de seu recorde histórico. As ações sensíveis à economia superaram novamente as de tecnologia, e o Russell 2000, composto por empresas menores, subiu 1,7%. Os rendimentos do Tesouro subiram ligeiramente, com os prazos mais curtos liderando o movimento.
O S&P 500 subiu 0,5%. O Nasdaq 100 subiu 0,6%. O Dow Jones Industrial Average adicionou 0,4%.
-- Com informações de Bloomberg News