Bloomberg — Os futuros das ações dos EUA operam em queda nesta sexta-feira (11), após o presidente americano Donald Trump ter anunciado tarifas contra o Canadá.
Os contratos futuros do S&P 500 recuavam 0,5% depois que Trump afirmou que pretende impor tarifas generalizadas de 15% ou 20%, em comparação com a taxa atual de 10%. O índice europeu Stoxx 600 caiu 0,5%. O dólar se valorizou frente à maioria das principais moedas, com o iene registrando a maior queda.
O bitcoin estendeu sua alta recorde, chegando a quase US$ 118 mil, sinalizando que alguns investidores ainda estão dispostos a correr riscos.
As tensões comerciais aumentaram após Trump passar a semana enviando mensagens a parceiros comerciais sobre novas tarifas que entrarão em vigor no próximo mês caso não haja acordos mais favoráveis.
Cartas a membros da União Europeia devem ser enviadas em breve, após o presidente anunciar na quinta-feira que aplicará uma tarifa de 35% sobre alguns produtos do Canadá.
“Os investidores estão sofrendo de uma ‘fadiga tarifária’”, disse David Chao, estrategista global de mercados da Invesco Asset Management. “Há uma sobrecarga de políticas, com atualizações constantes, adiamentos e novos anúncios que criam um ambiente confuso.”
A libra estendeu perdas e recuou 0,3% frente ao dólar após dados mostrarem que a economia do Reino Unido encolheu pelo segundo mês consecutivo. As apostas em novos cortes de juros pouco mudaram, com os traders ainda apostando que o Banco da Inglaterra reduzirá novamente os custos de empréstimo no próximo mês.
Veja a seguir outros destaques desta manhã de sexta-feira (11 de julho):
- Canadá na mira de Trump. O presidente americano ameaçou impor uma tarifa de 35% sobre alguns produtos canadenses e sinalizou a possibilidade de aumentar as tarifas para a maioria dos outros países. Segundo ele, o novo patamar de sobretaxas para o Canadá entrará em vigor em 1º de agosto.
- Levi’s ajusta previsões. A companhia de roupas elevou o guidance de receita para alta de 1% a 2% no ano fiscal, revertendo a previsão de queda. A mudança ocorreu após a empresa ter adotado a estratégia “lifestyle jeans da cabeça aos pés para diversificar seus produtos e categorias, como bonés.
- Novo patamar para o ouro. O metal precioso voltou a operar em alta nesta sexta e é negociado acima do patamar de US$ 3.330, com os investidores em busca de ativos considerados mais seguros após as recentes ameaças tarifárias de Trump, incluindo sobretaxas contra o Brasil e o Canadá. No ano, o metal já acumula alta superior a 25%.
🔘 As bolsas ontem (10/07): Dow Jones Industrials (+0,43%), S&P 500 (+0,27%), Nasdaq Composite (+0,09%), Stoxx 600 (+0,54%), Ibovespa (-0,54%)
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
-- Com informações da Bloomberg News.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
De IA a drones: como a Taesa mira ganhar eficiência na transmissão de energia
©2024 Bloomberg L.P.