Bloomberg — Os futuros das ações dos EUA tiveram um respiro após uma alta de dois dias no S&P 500 enquanto investidores aguardam uma série de dados econômicos para avaliar se o otimismo em relação a um possível corte da taxa de juros do Federal Reserve pode se manter.
Os contratos do índice de referência dos EUA foram pouco alterados após o maior avanço de dois dias desde maio.
Os futuros do Nasdaq 100 caíram 0,1% após um aumento liderado pela tecnologia na segunda-feira (24).
A Alphabet subiu 2,6% no final das negociações, depois da divulgação de uma notícia de que a controladora do Google vai intensificar os esforços para desafiar a Nvidia no mercado de chips de IA. A Nvidia caiu 1,5%.
Na Europa, o Stoxx 600 subiu 0,2%. O índice de referência regional da Ásia subiu 0,5%, impulsionado por ganhos nas ações chinesas depois que os presidentes Donald Trump e Xi Jinping realizaram suas primeiras conversas desde que concordaram com uma trégua tarifária no mês passado.
Os títulos do Tesouro dos EUA caíram, enquanto o dólar e o ouro ficaram estáveis.
Os investidores estão atentos aos dados dos EUA antes do feriado do Dia de Ação de Graças, incluindo as vendas no varejo e os preços ao produtor de setembro, que serão divulgados na terça-feira (25). Embora datados pela paralisação, os relatórios ainda podem ser importantes com poucos dados novos antes da reunião do Fed no próximo mês.
“A reação do mercado pode ser maior do que o normal e pode muito bem afetar o sentimento em torno da reunião de dezembro do FOMC”, escreveram os analistas do Danske Bank em uma nota.
Os mercados monetários precificam cerca de 75% de chance de um corte nas taxas do Fed na reunião de dezembro. As probabilidades flutuaram nas últimas semanas, mas subiram de forma constante após os comentários dovish dos formuladores de políticas, sinalizando apoio ao mercado de trabalho.
Veja a seguir outros destaques desta manhã de terça-feira (25 de novembro):
- ABN AMRO corta vagas. A nova CEO do ABN Amro Bank, Marguerite Berard, anunciou o plano de cortar quase 20% de sua força de trabalho à medida que busca aumentar a lucratividade. A redução líquida de 5.200 cargos deve ser concluída nos próximos três anos.
- Elétricos em alta na Europa. As vendas de automóveis na Europa subiram pelo quarto mês consecutivo em outubro, à medida que as montadoras da região continuam a lançar modelos elétricos mais acessíveis. Os registros de veículos novos aumentaram 4,9% em relação ao ano anterior, para 1,09 milhão de unidades.
- EUA impulsionam IA. O presidente Donald Trump estabeleceu a criação da “Missão Gênesis”, um esforço federal para impulsionar a inovação usando inteligência artificial. A iniciativa vai coordenar as pesquisas realizadas pelas agências em todo o governo e integrar de forma mais eficaz as ferramentas de IA.
🔘 As bolsas na segunda-feira (24/11): Dow Jones Industrials (+0,44%), S&P 500 (+1,55%), Nasdaq Composite (+2,69%), Stoxx 600 (+0,14%), Ibovespa (-0,39%)
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
-- Com informações da Bloomberg News.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Mercado subestima pressões em inflação nos EUA, diz Charles Ferraz, CIO global do ASA