Cinco coisas que você precisa saber para começar esta terça-feira, 11 de junho

Investidores ficam de olho na divulgação do IPCA de maio, de novos dados sobre o mercado de petróleo e aguardam a decisão sobre juros nos Estados Unidos amanhã

Un mercado mayorista de alimentos
11 de Junho, 2024 | 08:51 AM

Bloomberg Línea — Investidores brasileiros ficam de olho nesta terça-feira (11) na divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio, que deve mostrar aceleração da inflação, segundo estimativas do mercado.

No Reino Unido, um aumento inesperado na taxa de desemprego elevou as expectativas de cortes nas taxas de juros para o fim deste ano. Traders precificam totalmente a primeira redução de um quarto de ponto percentual até novembro e veem cerca de 40% de chance de uma segunda redução no mês seguinte.

Outro dado importante publicado nesta terça será o relatório mensal de petróleo da Opep, com informações sobre oferta e demanda globais.

Nos Estados Unidos, os olhares dos investidores se voltam para a decisão dos juros do Federal Reserve (Fed) na quarta-feira (12), depois da divulgação da inflação ao consumidor em maio pela manhã.

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (11):

1. IPCA

A semana começa com a divulgação, antes da abertura do mercado, do IPCA do mês de maio. O índice deve ter subido 0,42%, segundo o consenso de economistas consultados pela Bloomberg, acima do 0,38% registrado em abril. No acumulado em 12 meses, a taxa deve passar de 3,69% em abril para 3,88% em maio. Os números serão divulgados às 9h pelo IBGE.

Em outro dado de inflação divulgado, o IPC-S até 7 de junho ficou em 0,64%, ante dado anterior de 0,53%.

2. Mercado de combustíveis

O preço do petróleo teve o maior salto diário desde março antes da divulgação de relatório mensal da Opep que fornecerá perspectivas sobre o mercado.

O Brent foi negociado acima de US$ 81 por barril após subir 2,5% na segunda-feira (10), enquanto o West Texas Intermediate (WTI) estava abaixo de US$ 78.

A Opep publicará o seu relatório nesta terça-feira, seguido por uma Perspectiva de Energia de Curto Prazo dos EUA mais tarde . A Agência Internacional de Energia divulgará seu relatório mensal na quarta.

O petróleo disparou na segunda, depois que traders decidiram “comprar na baixa” ante a maior perda semanal desde o início de maio com a decisão da OPEP+ de restaurar parte da oferta neste ano. A venda levou o grupo a esclarecer que poderia pausar ou reverter as mudanças na produção, se necessário.

PUBLICIDADE

“Após as recentes quedas, os preços do petróleo têm espaço para se recuperar no curto prazo”, escreveram analistas do Morgan Stanley, incluindo Martijn Rats e Charlotte Firkins, em uma nota. “No entanto os estoques estão atualmente mais altos do que esperávamos há algum tempo e, nas tendências atuais, o equilíbrio de oferta/demanda provavelmente se enfraquecerá após o terceiro trimestre.”

3. Mercados

Os ativos europeus ampliaram nesta manhã as perdas da segunda-feira ainda devido às preocupações com a instabilidade política na França. Os títulos do Tesouro dos EUA ganharam valor antes dos dados de inflação e da decisão de taxa de juros do Federal Reserve (Fed) na quarta.

O euro caiu na terça após atingir o nível mais fraco em um mês no dia anterior. O índice de ações de referência se enfraqueceu pelo terceiro dia seguido, enquanto os títulos franceses de 10 anos foram negociados com seu maior rendimento em comparação com dívidas alemãs similares desde outubro.

Os investidores também se preparam para a probabilidade de mais uma sessão volátil na quarta-feira, com a divulgação do índice de preços ao consumidor dos EUA em maio e a decisão do Fed.

Os futuros das ações dos EUA caíram depois que o S&P 500 e o Nasdaq 100 renovaram seus recordes na sessão anterior. O título de referência do Tesouro de 10 anos caiu cerca de 4 pontos-base.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Influenciador petista repete ‘gabinete do ódio’, gera 1 bilhão de ‘views’ e fatura com desinformação

Folha de S. Paulo: Fazenda estuda limitar a 2,5% crescimento real dos pisos de saúde e educação

Valor Econômico: Dólar já avança 2% em junho e acende alerta entre economistas

O Globo: Áudio em que Marcola chama comparsa de ‘psicopata’ põe em xeque a maior facção do país

5. Agenda

Brasil:

  • 9h: IPCA de maio

Estados Unidos:

  • 13h: Perspectiva Energética de Curto Prazo da EIA
  • 14h: Leilão Americano Note a 10 anos
  • 17h30: Estoques de Petróleo Bruto Semanal API

Zona do Euro:

  • 13h45: Discurso de Frank Elderson, do BCE

China:

  • 22h30: IPC IPP

-- Com informações da Bloomberg News.

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.