Cinco coisas que você precisa saber para começar esta terça-feira

Os investidores ficam de olho nesta terça (12) na divulgação do IPCA, com expectativa de aceleração para 0,28%; Apple lança novos iPhones hoje

Apple lança novos produtos nesta terça (12), em tentativa de reverter queda nas vendas
12 de Setembro, 2023 | 08:35 AM

Bloomberg Línea — Os investidores estão de olho nesta terça-feira (12) na divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), às 9h, no horário de Brasília. Economistas da Bloomberg esperam que o índice acelere para 0,28%.

Na Europa, os investidores monitoram nesta semana a decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE).

Na Argentina, milhões de trabalhadores serão isentos do Imposto de Renda, uma tentativa do ministro da Economia Sergio Massa de melhorar suas chances nas eleições presidenciais de outubro.

No cenário corporativo, a Apple (AAPL) anuncia hoje o novo iPhone, o Apple Watch e o AirPod. Nos últimos cinco anos, setembro tem sido o pior mês do ano para a empresa, com as ações registrando uma média de queda de 4,5%, em comparação com uma queda de 3,2% no índice S&P 500.

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (12):

1. IPCA

O IPCA de agosto será divulgado hoje e deve acelerar para 0,28% na comparação mensal e 4,66% em termos anuais, segundo economistas em pesquisa da Bloomberg.

O dado deve ser o último índice oficial de preços antes da reunião de política monetária do Copom, em 20 de setembro. A alta mensal esperada da inflação deve refletir os preços de energia, carros novos e gasolina, diz Adriana Dupita, da Bloomberg Economics.

PUBLICIDADE

Segundo ela, o IPCA deve selar a manutenção do ritmo de corte de 0,50pp da Selic este mês. Expectativas do mercado, porém, ainda podem ser influenciadas pelo relatório Focus e dados do varejo e serviços.

2. Novo iPhone

O dia mais importante para a Apple chegou, e a empresa está pronta para revelar versões atualizadas de seu iPhone, smartwatch e AirPods.

O lançamento do iPhone é sempre um momento crítico para a gigante de tecnologia: o dispositivo representa cerca de 50% de suas vendas, respondendo por mais de US$ 205 bilhões no ano passado.

Este ano, em específico, marca um momento ainda mais desafiador, pois a empresa está tentando reverter uma queda nas vendas e evitar preocupações sobre uma reação negativa na China.

Nos últimos cinco anos, setembro tem sido o pior mês do ano para a Apple, com as ações registrando uma média de queda de 4,5%, em comparação com uma queda de 3,2% no índice S&P 500. Ao mesmo tempo, outubro tem sido um dos melhores meses, com um ganho médio para as ações da companhia de 3,8% durante o mesmo período.

Embora as ações da Apple geralmente subam nos meses que antecedem o evento de lançamento, a preparação deste ano tem sido problemática. As ações da Apple caíram em agosto após um balanço trimestral decepcionante, e a baixa continuou neste mês devido às preocupações com restrições governamentais aos iPhones na China, seu maior mercado internacional.

No total, a Apple perdeu quase US$ 300 bilhões em valor de mercado desde 31 de julho.

PUBLICIDADE

3. Mercados

As ações de tecnologia recuam nas bolsas globais após a Oracle (ORCL) anunciar uma desaceleração nas vendas de serviços em nuvem.

Os futuros do índice Nasdaq 100 caíam cerca de 0,3% por volta das 8h30 (horário de Brasília), sinalizando que o índice reduzirá o ganho de 1,2% registrado ontem.

Na Europa, a empresa de embalagens Smurfit Kappa Group despencou 11% após anunciar um acordo de fusão com a WestRock.

Por lá, a confiança do investidor na economia da Alemanha melhorou pelo segundo mês consecutivo, mas permaneceu em um nível que pouco fará para dissipar as preocupações crescentes sobre o status do país como o retardatário do crescimento na Europa.

PUBLICIDADE

Na semana, destaque ainda para dados de inflação nos EUA (CPI) e para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu.

4. Manchetes dos principais jornais

Estadão: Brasil investe menos de um terço do que países desenvolvidos em educação básica

Folha de S. Paulo: Cid vai citar militares do governo Bolsonaro em delação

O Globo: De Fufuca a Freixo: receita da taxação das apostas esportivas abre disputa por verba no governo

PUBLICIDADE

Valor Econômico: Catástrofe climática se torna cada vez menos previsível para seguradoras

5. Agenda

Nos Estados Unidos, às 13h são divulgados dados sobre a perspectiva energética de curto prazo da IEA e o relatório WASDE. Às 14h acontece o leilão americano note a dez anos. Às 15h, é publicado o balanço orçamentário federal. Por fim, às 17h30, são publicados os estoques de petróleo bruto semanal API.

PUBLICIDADE

-- Com informações da Bloomberg News

Leia também:

Euforia com IPO nos EUA esfria e cria empresas ‘órfãs’ da América Latina

Petrobras está entre interessadas em blocos de gás na Colômbia, diz CEO da Ecopetrol

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.