Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 30 de abril

iFood compra três empresas de gestão; Trump cede à pressão e alivia tarifas de automotivas e muito mais

Por

Os investidores aguardam nesta quarta-feira (30) à divulgação de resultados de gigantes de tecnologia como Microsoft e Meta Platforms.

“Mesmo que você desconsidere o desfecho da história tarifária, acho que há um problema para as big tech, e o mercado provavelmente começará a se concentrar nisso com a temporada de balanços”, disse Christopher Wood, chefe global de estratégia de ações da Jefferies, à Bloomberg TV.

Quatro das chamadas “Sete Magníficas”: a Microsoft, a Apple, a Meta e a Amazon divulgam seus balanços nesta semana.

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (30 de abril):

1. iFood sai às compras para restaurantes

Maior plataforma de delivery do país, o iFood acaba de dar mais um passo - ou três de uma vez - em sua estratégia de ampliar a sua posição no mercado alimentar, com a aquisição da operação de três empresas que oferecem sistemas de gestão para restaurantes: a Opdv, a Saipos e a 3S Checkout.

O movimento, ao qual a Bloomberg Línea teve acesso de forma exclusiva, representa um ganho de relevância no salão dos estabelecimentos e um impulso para a conexão em várias pontas da cadeia de negócios.

Leia também: Exclusivo: iFood compra três empresas de gestão e avança pelo salão dos restaurantes

“Nós temos uma visão muito clara de que a beleza desse negócio está em conseguir integrar o mundo online e offline para aumentar transparência, eficiência e redução da ociosidade dos restaurantes”, disse Diego Barreto, CEO da iFood, à Bloomberg Línea.

2. Trump alivia tarifas sobre automotivas nos EUA

O presidente Donald Trump assinou duas diretivas que atenuam o impacto de suas tarifas sobre a indústria automotiva, cedendo a semanas de intenso lobby das montadoras, fornecedores de peças e revendedores, que alertaram que taxas excessivas poderiam elevar os preços dos carros, o que provocaria o fechamento de fábricas e a perda de empregos.

De acordo com a primeira ordem executiva, assinada a bordo do Air Force One, os automóveis importados receberam um alívio das tarifas separadas sobre o alumínio e o aço, um esforço para evitar que vários impostos se acumulassem uns sobre os outros.

Leia também: Trump alivia tarifas sobre automotivas nos EUA. Mas há dúvidas sobre o longo prazo

As tarifas de Trump que ameaçavam a indústria automobilística “não deveriam ter um efeito cumulativo”, disse ele na ordem, “porque a taxa de imposto resultante de tal empilhamento excede o que é necessário para atingir a meta política pretendida”.

3. Mercados

O índice europeu Stoxx 600 subiu 0,2%, com as ações do UBS Group em alta após o lucro líquido superar as estimativas, impulsionado por ganhos com negociações em mercados voláteis.

Outros indicadores da saúde econômica dos EUA estão no radar, com dados de inflação e PIB previstos para esta quarta-feira, o que pode oferecer um retrato da atividade antes de o presidente Donald Trump anunciar tarifas específicas por país em 2 de abril.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Oposição alcança número mínimo para poder protocolar CPI do INSS na Câmara

Folha de São Paulo: ‘Careca do INSS’ recebeu R$ 53,5 mi de entidades e atuou para liberar descontos, diz PF

Valor Econômico: Situação fiscal e produtividade são desafios para o crescimento do país

O Globo: Maior grupo partidário do país, federação União-PP desafia o governo Lula com gestos à oposição

5. Agenda

Brasil

  • 09:00: PNAD Contínua (Taxa de Desemprego %)

EUA

  • 09:30: PIB (BEA)
  • 09:30: Índice de Custo do Emprego

Zona do Euro

  • 06:00: PIB (YoY %)

-- Com informações da Bloomberg News.