Cinco coisas de que você precisa saber para começar esta quarta-feira

Investidores reagem nesta quarta (27) à divulgação do IGP-M e do Caged e ficam de olho em sinais do BCE sobre política monetária

Negocios
27 de Março, 2024 | 08:42 AM

Bloomberg Línea — Os investidores ficam de olho nesta quarta-feira (27) na divulgação de dados como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Ceged) e o IGP-M, conhecido como a inflação do aluguel.

Por aqui, destaque também para a agenda do ministro da Economia, Fernando Haddad, que participa mais tarde de um encontro com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Na zona do euro, dados mostraram uma melhora na confiança econômica, sustentando as expectativas de que a região possa em breve superar a fraqueza recente.

Para Piero Cipollone, membro executivo do Banco Central Europeu (BCE), a autoridade monetária pode ser capaz de reduzir as taxas de juros “rapidamente”, mesmo enquanto os trabalhadores recebem grandes aumentos salariais para compensar dois anos de inflação elevada.

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (27):

1. IGP-M

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve queda de 0,47% em março, desacelerando ligeiramente a deflação após recuo de 0,52% em fevereiro.

A queda, contudo, veio acima da esperada por economistas do mercado, que previam deflação de cerca de 0,22% no período.

2. Juros na zona do euro

O Banco Central Europeu pode ser capaz de reduzir as taxas de juros “rapidamente”, mesmo enquanto os trabalhadores recebem grandes aumentos salariais para compensar dois anos de inflação elevada, segundo o membro do Conselho Executivo Piero Cipollone.

Uma recuperação nos salários é necessária para que a economia europeia recupere algum impulso, afirmou o oficial italiano nesta quarta-feira, destacando que os aumentos salariais devem se moderar com o tempo.

Enquanto isso, a inflação está recuando, o que significa que o momento em que as configurações monetárias podem ser relaxadas está se aproximando, acrescentou.

“Se os novos dados confirmarem o cenário previsto nas projeções de março, devemos estar prontos para ajustar rapidamente nossa postura restritiva da política monetária”, afirmou.

PUBLICIDADE

3. Mercados

O iene se recuperou após cair para o menor patamar em 34 anos com especulações de que autoridades japonesas podem estar se preparando para intervir para apoiar a moeda.

Autoridades do Ministério das Finanças do Japão, do Banco do Japão e da Agência de Serviços Financeiros se reuniram para discutir os mercados em sua primeira reunião trilateral desde o final de maio.

Após as conversas, o principal oficial de câmbio do Japão, Masato Kanda, prometeu tomar medidas apropriadas contra oscilações excessivas, afirmando que vê movimentos especulativos por trás da queda do iene.

No mercado de ações, o índice Stoxx 600 da Europa cedia 0,05% por volta das 8h40 (horário de Brasília), enquanto os contratos futuros do S&P 500 subiam 0,42%.

Com as ações prestes a fechar outro trimestre forte, fundos de pensão provavelmente venderão cerca de US$ 32 bilhões em ações para reequilibrar suas posições, de acordo com o Goldman Sachs (GS).

Embora as projeções sobre os fluxos variem em Wall Street, isso pode adicionar pressão extra aos mercados quando os volumes de negociação estiverem baixos durante a Páscoa. Após alta de 26% do S&P 500 desde o final de outubro, traders têm expressado preocupação de que a posição esteja esticada e que as ações sejam mais vulneráveis a uma queda no curto prazo.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Recusa da Venezuela em cumprir acordo para eleições tornou posição de Lula insustentável, dizem analistas

Folha de S. Paulo: Investigação da Polícia Civil do RJ não fez diligências e sabotou caso Marielle, diz PF

O Globo: Interferência do governo em estatais eleva dúvidas e acelera saída de estrangeiros da Bolsa

Valor Econômico: Investidor estrangeiro se afasta da Bolsa; entenda os motivos

5. Agenda

Brasil:

  • 8h30: Balanço Orçamentário
  • 9h30: Índice de Evolução de Emprego do Caged

Zona do Euro:

  • 9h30: Discurso de Frank Elderson, do BCE

Estados Unidos:

11h30: Estoques de Petróleo Bruto

11h30: Estoques de Petróleo em Cushing

14h00: Leilão Americano Note a 7 anos

19h: Discurso de Christopher Waller, membro do Fed

-- Com informações da Bloomberg News

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.