Bloomberg — As ações americanas encerraram nesta quarta-feira (24) a mais longa sequência de ganhos desde novembro, em um pregão encurtado pelas festas de fim de ano e de baixa liquidez, enquanto investidores analisaram dados do mercado de trabalho em busca de novos sinais sobre a trajetória dos juros do Federal Reserve.
O S&P 500 fechou em alta de 0,3% na sessão reduzida desta quarta-feira, estendendo a sequência positiva para o quinto dia consecutivo. As ações da Nike subiram e lideraram os ganhos do mercado após o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, comprar US$ 2,95 milhões em papéis da companhia.
O índice Nasdaq 100, com forte peso de empresas de tecnologia, avançou 0,3%, enquanto o Dow Jones Industrial Average subiu 0,6%. Os mercados à vista nos EUA fecharam às 13h no dia 24 de dezembro e permanecem fechados no feriado de Natal. O Ibovespa não operou nesta quarta-feira e segue fechado no dia 25.
“Os investidores estão precificando com convicção um pouso suave da economia à medida que nos aproximamos do fim do ano”, afirmou Tom Essaye, fundador do Sevens Report. Segundo ele, “as ações ainda têm espaço para avançar, diante do otimismo com a possibilidade de um crescimento robusto dos lucros nos próximos trimestres”.
Leia também: O que esperar para o dólar em 2026, segundo Bank of America, Citi e Itaú
Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram para 214 mil na semana encerrada em 20 de dezembro, abaixo das expectativas. Já os pedidos contínuos subiram para 1,9 milhão. Separadamente, os pedidos de financiamento imobiliário recuaram pela segunda semana consecutiva.
Atualmente, o mercado projeta apenas dois cortes de juros pelo Fed no próximo ano. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem defendido reduções agressivas das taxas e afirmou nesta semana que em breve indicará um novo presidente para o banco central que concorde que os juros devem ser mais baixos.
“Acho que eles vão manter os juros inalterados por boa parte do próximo ano, ao menos até a escolha do novo presidente do Fed”, disse Stephanie Roth, economista-chefe da Wolfe Research, em entrevista à Bloomberg TV.
Entre os destaques negativos, as ações da Intel Corp. caíram após a Reuters informar que a Nvidia Corp. interrompeu um teste para usar o processo de fabricação da Intel na produção de chips avançados.
O que dizem os estrategistas da Bloomberg…
“Considerando que as ações de tecnologia têm sido, de forma crescente e dominante, o principal motor dos ganhos do mercado acionário dos EUA, um fechamento forte do setor em dezembro é um bom presságio para os investidores em ações no início de 2026.”
— Kristine Aquino, editora-chefe do Markets Live.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Risco de bolha tech, juros e Fed: os 10 principais temores dos investidores para 2026
Natal do luxo: presentes entre os mais desejados nos shoppings da alta renda de SP