Ásia tem abertura ‘mista’ antes de reunião do banco central do Japão

Traders apostam em decisão histórica que pode colocar fim ao último regime monetário com taxas de juros negativas do mundo

Sede do Bank of Japan (BOJ) em Tóquio: reunião do banco central é aguardada por investidores nesta terça (Foto: Shoko Takayasu/Bloomberg)
Por Jason Scott
18 de Março, 2024 | 09:06 PM

Bloomberg — As ações asiáticas estavam preparadas para uma abertura mista nesta manhã de terça-feira (19), enquanto os traders se preparavam para uma potencialmente histórica decisão de juros no Japão, esperada para acabar com o último regime de taxas negativas do mundo.

As ações australianas abriram sem grandes variações no início das negociações, enquanto os futuros de ações indicavam declínios em Tóquio e em Hong Kong. Esse desempenho se seguiu a uma recuperação liderada pelo setor de tecnologia nesta segunda-feira (15) em Wall Street, antes de uma série de outras decisões de bancos centrais nesta semana, dos EUA ao Reino Unido.

O S&P 500 interrompeu uma queda de três dias, enquanto o Nasdaq 100 subiu perto de 1% e um indicador das “Sete Magníficas” ações de tecnologia teve um avanço que foi o dobro.

A ação de classe A da Alphabet subiu 4,60% depois que a Bloomberg News relatou que a Apple (AAPL) está em negociações para integrar o motor de inteligência artificial Gemini do Google ao iPhone.

PUBLICIDADE

Nas últimas horas, o CEO da Nvidia (NVDA), Jensen Huang, apresentou novos chips destinados a estender o domínio de sua empresa na computação de IA.

“Os investidores não devem perder de vista as áreas que continuam a impulsionar a maior parte dos lucros corporativos”, disse Anthony Saglimbene, da Ameriprise. “O crescimento dos lucros associado às big techs hoje contrasta fortemente com as empresas sem lucro que causaram o colapso da tecnologia no início do século.”

Enquanto isso, os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA de dois anos permaneceram perto das máximas de 2024, à medida que as expectativas de cortes nas taxas do Federal Reserve continuavam a diminuir.

PUBLICIDADE

Cerca de 90% dos observadores do Banco do Japão veem a chance de as autoridades encerrarem a taxa negativa na terça-feira ao final da reunião, com o primeiro aumento da taxa de juros do país em 17 anos.

O iene flutuou após uma notícia de que o BOJ também se prepara para encerrar sua política de controle das taxas de juros dos títulos do governo, conhecida como controle da curva de rendimentos.

Autoridades do banco também consideram encerrar a compra de fundos negociados em bolsa e fundos de investimento imobiliário, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. Os traders que apostam na decisão do BOJ aumentaram suas posições nos futuros de iene para o nível mais alto desde 2007.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

No Japão, negociação de bônus de 7 salários no setor auto é sinal de novos tempos